Reserva financeira: entenda a importância para o seu negócio!

mãos de uma pessoa mexendo no computador

Navegue por tópicos

Uma empresa deve saber planejar suas despesas, mas isso não é o suficiente para a sobrevivência do negócio. Afinal, momentos de imprevistos podem desbalancear o fluxo de caixa se não houver uma reserva financeira empresarial.

Ela é fundamental para garantir que a companhia terá um dinheiro que pode ser utilizado em situações de emergência. Por isso, é importante que parte dos lucros seja direcionada para montar essa reserva.

Quer saber mais? Neste artigo, você receberá orientações acerca da reserva financeira empresarial, especialmente para micro e pequenas empresas. Continue a leitura e confira!

O que é e para que serve a reserva financeira empresarial?

Primeiro, é importante saber que a reserva financeira empresarial é um montante que toda micro e pequena empresa deve ter guardado. O principal objetivo dela é que você possa cobrir gastos de emergência. Ou seja, que não estão previstos no seu orçamento.

Portanto, o valor deve ser suficiente para que a companhia possa lidar com imprevistos sem maiores dificuldades. O montante também pode ser útil para fazer investimentos específicos para impulsionar seu crescimento.

Entre os problemas mais comuns que podem afetar o seu negócio e demandar a utilização da reserva financeira estão as crises econômicas atingindo seu setor de atuação e falta de caixa para quitar sua folha de pagamentos, por exemplo.

Qual a diferença entre caixa e reserva financeira?

Ao falar sobre esse assunto, é importante diferenciar caixa, ou capital de giro, de reserva financeira. Na prática, ter caixa significa poder pagar as dívidas e despesas de curto prazo sem a necessidade de recorrer a financiamentos e outros créditos.

Isso pode ser feito tendo prazos de recebimento mais curtos do que os de pagamento, por exemplo. Já a reserva financeira é o valor guardado para cobrir imprevistos. Esse montante varia de acordo com o somatório das suas despesas mensais.

Contas a receber: 5 dicas para otimizar essa área na sua empresa!

Quais as vantagens de ter uma reserva financeira empresarial?

Como você viu, ter uma reserva financeira é importante para que nada afete o funcionamento da sua empresa. Imagine o caso de um equipamento quebrado. Ele pode ser rapidamente substituído se houver dinheiro guardado.

Além disso, o montante pode permitir que a compra seja feita à vista, de forma que você tenha condições de negociar um desconto. Outra vantagem de ter reserva é poder passar melhor por momentos de crise econômica, que resultam em queda nas vendas.

Se os recebimentos do mês não forem suficientes para cobrir todas as despesas, a reserva financeira empresarial poderá ser usada para fazer os pagamentos das obrigações mensais. Isso permite que o negócio continue ativo e supere esse momento conturbado.

Ou seja, se planejar e montar uma reserva para situações inesperadas é importante porque:

  • evita o endividamento;
  • permite ter um dinheiro acessível para emergências;
  • possibilita se planejar para novos investimentos;
  • traz mais segurança para o futuro da sua empresa.

Quando usar a reserva financeira empresarial?

Agora você sabe que existem diversas situações em que a reserva financeira poderá ser utilizada. Mas para identificar quando ela deve ou não ser usada é importante analisar o momento interno e externo. O ideal é que ela tenha foco em emergências.

Ou seja, pode ser usada para cobrir um prejuízo, manter a sobrevivência do negócio, manter o oferecimento de um produto ou serviço etc. Em casos de investimentos, é preciso considerar o uso com muito cuidado para não ficar sem reserva.

Cabe ressaltar que, depois que o valor é utilizado, é necessário fazer um novo planejamento para repor a reserva financeira. Assim, sua micro ou pequena empresa pode sempre ter o montante necessário para cobrir eventualidades.

Demonstração de fluxo de caixa: entenda o que é e sua importância!

Como compor uma reserva financeira?

Depois de entender o que é e qual a importância da reserva financeira empresarial, é necessário entender como montar a sua. Para isso, existem alguns passos que você pode seguir.

Confira:

Faça um controle de contas

O primeiro passo para montar uma reserva financeira é saber quanto a sua empresa gasta por mês. Ter um bom controle financeiro ajuda nessa tarefa.

Para isso, é importante separar os custos das despesas. Em geral, os custos variam de acordo com as vendas. Por outro lado, as despesas geralmente são fixas ao longo dos meses.

Uma forma de visualizar suas entradas e saídas é utilizando uma plataforma de controle financeiro. Também é importante revisar suas demonstrações de fluxo de caixa com frequência, normalmente semestral.

Nesse momento, analise os gastos de cada mês. Se não houver variações muito grandes, faça uma média de todos os meses para definir quanto ter na reserva.

Estabeleça o valor que se deve guardar

Com as informações sobre os seus gastos mensais em mãos, o próximo passo é definir o valor que será usado para compor a reserva financeira. O recomendado é ter, pelo menos, 6 vezes o valor dos gastos.

Isso depende de diversos fatores, como o número de pessoas envolvidas no negócio. Então, de modo geral, ao identificar os gastos da sua empresa, multiplique o valor por 6. Assim, você terá o resultado necessário para não sofrer tantos impactos causados por imprevistos.

Esse valor será a meta para a sua reserva financeira empresarial. Com base nele, é possível definir o percentual do lucro que será guardado. Não existe uma fórmula pronta para isso, guarde o quanto for possível de início.

Precisando de capital de giro para a sua empresa? Conheça o Adiante Recebíveis e antecipe suas notas fiscais!

Invista o dinheiro

Como o dinheiro destinado à reserva financeira ficará guardado por muito tempo, é importante que ele seja investido. Assim, você protege o dinheiro da inflação e evita a perda do poder de compra.

Para fazer investimentos, é preciso conhecer o perfil de investidor da empresa. O perfil para pessoa jurídica é classificado da mesma forma que para pessoa física. Ele varia de acordo com o risco que se pretende assumir em um investimento. Dessa forma, o negócio pode ser conservador, moderado ou arrojado.

Contudo, considerando o objetivo da reserva financeira empresarial, é fundamental buscar alternativas de investimento com segurança e liquidez diária. Independentemente do perfil de risco da empresa.

Afinal, você pode precisar do dinheiro a qualquer momento — então ele deve estar disponível para resgate sem riscos de ter perdas financeiras.  Existem diversos investimentos que podem ser feitos por empresas com esse intuito, como alguns CDBs (certificados de depósito bancário) e fundos DI.

Agora você sabe que a reserva financeira empresarial traz mais tranquilidade para o seu negócio. Então não deixe esse tema de lado, pois ele pode ser essencial para a sobrevivência da sua micro ou pequena empresa!

Gostou do conteúdo? Aproveite para saber qual a diferença entre empréstimo bancário e antecipação de recebíveis!

Navegue por tópicos

Quer saber mais?
Cadastre seu e-mail e receba nossa Newsletter​

Perguntas Frequentes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Picture of Bruna Guehm

Bruna Guehm

Bruna é formada em Jornalismo e trabalha como líder de Inbound Marketing e Conteúdo no Grupo GCB. É sagitáriana, ama viajar e maratonar séries asiáticas.
Picture of Bruna Guehm

Bruna Guehm

Bruna é formada em Jornalismo e trabalha como líder de Inbound Marketing e Conteúdo no Grupo GCB. É sagitáriana, ama viajar e maratonar séries asiáticas.

Esse post foi útil? Avalie:

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe:

Artigos relacionados

imagem de um homem usando a calculadora

O que é gestão financeira e como funciona?

A gestão financeira é um pilar fundamental na administração de qualquer negócio desempenhando um papel importante no sucesso e sustentabilidade de longo prazo nbsp Ela engloba um conjunto de processos...

Imagem de um homem adicionando uma moeda em um pote de vidro enquanto calcula o capital de giro da empresa.

Capital de giro: o que é, para o que serve e como calcular o seu

Você já se perguntou como as empresas conseguem manter suas operações diárias sem interrupções mesmo diante das oscilações do mercado e dos desafios financeiros Ou como elas enfrentam o cenário...

Mão de uma mulher segurando um recibo de pagamento e fazendo anotações.

Recibo de pagamento: o que é, quando emitir e modelos para usar

Recibo de pagamento é um documento que comprova que uma pessoa ou empresa recebeu o valor da venda de um produto ou serviço Ele serve judicialmente como uma declaração de...

Descubra mais sobre Blog do Adiante | Conteúdos para empreendedores

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading