Search for:

O que é a Folha de Pagamento?

A Folha de Pagamento contém todas as informações dos valores de remuneração dos colaboradores, prestadores de serviços, entre outros. Nela são contabilizados os pagamentos líquidos e brutos, com todos os descontos, e a sua elaboração é uma atividade obrigatória da empresa.

O departamento de Recursos Humanos (RH) é comumente o responsável pela atividade, enquanto o departamento Contábil é encarregado de transformar as diversas informações em fatores numéricos.

O documento tem função contábil, operacional e fiscal, assim, é uma ferramenta de grande responsabilidade e importância para a empresa. Dentre as informações apresentadas na Folha de Pagamento pode-se citar: categoria do funcionário, análise de horas de trabalho, descontos e impostos, entre outros.

Qual a importância da Folha de Pagamento para a minha Empresa?

Em diversas empresas, a Folha de Pagamento chega a ser a maior despesa. O documento deve conter impostos, demissões e contratações, descontos e benefícios, entre outras informações. Uma má gestão pode provocar processos trabalhistas, quebra de caixa e reprovação em auditorias.

A Gestão da Folha pode ser feita de forma interna ou terceirizada com uma empresa especialista. Ambos os modelos possuem vantagens e desvantagens, o melhor modelo é sempre o que corresponde ao negócio da sua empresa e seu momento, visto que a elaboração demanda tempo do gestor.

Sendo um ponto fundamental da administração da sua empresa, é importante manter a Folha de Pagamentos sempre atualizada conforme legislação vigente e em equilíbrio com sua capacidade financeira.

Ainda tem alguma dúvida sobre Folha de Pagamento?

Deixe nos comentários para podermos ajuda- lo.

Precisando de dinheiro para pagar seus funcionários?Cadastre-se agora e receba ainda hoje com o Adiante!

NEWSLETTER

Author

Escreva um comentário