Blog >
[rt_reading_time label="" postfix="minutos de leitura" postfix_singular="minute"]

Venda a prazo: o que é e como funciona?

Venda a prazo o que é e como funciona

A venda a prazo pode ser uma ótima alternativa para impulsionar as vendas e atrair mais clientes. No entanto, é fundamental entender os meios de pagamento e saber como essa modalidade funciona — e suas principais características, como os custos envolvidos.

Além disso, o negócio precisa se preparar financeiramente para essa forma de pagamento, tendo em vista que o recebimento, para a empresa, será parcelado. Mas você sabia que é possível vender a prazo e receber à vista?

Essa estratégia pode impulsionar sua empresa. Assim, vale a pena saber mais sobre ela, não é? Continue a leitura desse artigo para entender melhor as vendas a prazo e descobrir como é possível receber o dinheiro delas à vista!

Vamos lá?

O que é uma venda a prazo e como funcionam?

Antes de entender como impulsionar o caixa do seu negócio, você precisa conhecer como ocorrem as vendas a prazo. A ideia aqui é oferecer um tempo ao cliente para que ele pague a compra de maneira parcelada, em alguns meses.

Para operacionalizar essa venda é fundamental adotar meios de pagamento que tragam segurança para a empresa. Afinal, não é possível apenas confiar na boa-fé de todos os clientes em relação ao cumprimento de suas obrigações.

Dessa maneira, existem diversas formas para realizar uma cobrança parcelada. Uma das mais utilizadas atualmente é o cartão de crédito. Com ele, o cliente pode parcelar a compra e pagar mensalmente o valor em sua fatura.

Para tanto, a empresa que faz a venda só precisa ter a maquininha de cartão e o convênio com instituições bancárias para receber esse pagamento. Assim, todos os meses o valor será creditado na conta do empreendimento.

Também é possível emitir boletos com vencimentos todos os meses ou fazer o famoso carnê de pagamentos. Contudo, nesses casos há mais risco de inadimplência, tendo em vista que não há a intermediação de uma instituição bancária.

Quais são as vantagens da venda a prazo?

Agora que você já sabe como funcionam as vendas a prazos e como elas acontecem, é preciso conhecer suas vantagens e desvantagens. Lembre-se que, em um negócio, é fundamental pesar todas as decisões de forma estratégica.

Nesse sentido, nem toda empresa precisa oferecer a possibilidade de pagamentos parcelados aos seus clientes. No entanto, a oportunidade pode trazer vantagens competitivas e atrair mais compradores para seus produtos e serviços.

Essa é a primeira vantagem da venda a prazo: facilitar o pagamento para o cliente. Afinal, pagar a prazo pode ser a única possibilidade de um cliente arcar com os custos — principalmente para produtos ou serviços de preços mais expressivos.

O pagamento à vista exige que o cliente tenha todo o dinheiro à disposição e desembolse o montante naquele momento. Essa não é uma realidade para muitas pessoas, que preferem ter parcelas reduzidas mensalmente.

Além de atrair mais compradores e clientes, a venda a prazo também possibilita a fidelização dos consumidores. Isso acontece porque a empresa cria uma relação de confiança com o comprador, que tende a voltar para mais negócios.

Ademais, a fidelização pode ser favorecida pela necessidade de voltar ao estabelecimento mensalmente, quando há pagamento por carnê, por exemplo. Desse modo, o consumidor visitará o empreendimento — e pode se interessar por outros produtos.

5 Fatos que os bancos e factorings não te contam sobre antecipação

Quais são as desvantagens da venda a prazo?

Apesar das vantagens, existem pontos negativos da venda a prazo que precisam ser conhecidos. O primeiro deles é a possibilidade de inadimplência. Ou seja, os consumidores podem não honrar os seus pagamentos no prazo de vencimento de cada parcela.

Entretanto, saiba há possibilidades de mitigar esse problema. Por exemplo, manter uma boa avaliação de crédito e utilizar de meios de pagamentos mais seguros — como os cartões der crédito. Desse modo, a inadimplência é reduzida e há mais segurança.

Outra desvantagem do pagamento a prazo que merece ser citada tem relação com o fluxo de caixa e o capital de giro da empresa. Com a venda a prazo, a companhia não receberá o valor total da venda à vista. Assim, é necessário ter uma boa organização financeira para manter o caixa em ordem diante dos pagamentos em parcelas.

É possível vender a prazo e receber à vista?

Como você percebeu, as vendas a prazo trazem benefícios para o empreendimento, mas também é preciso atenção para evitar problemas e prejuízos. Por isso, uma estratégia interessante para manter essa facilidade ao seu cliente e, ao mesmo tempo, garantir a saúde do fluxo de caixa é vender a prazo e receber à vista.

Mas, você sabe como fazer isso? Quem possibilita a alternativa são as plataformas de crédito que oferecem serviços às empresas. Dessa forma, essas fintechs podem antecipar os recebíveis do negócio, por meio de uma cessão de créditos.

Funciona assim: a empresa contrata o serviço e demonstra as suas contas a receber. Então a fintech analisa esse crédito e faz uma proposta para pagamento à vista. Aceitando essa proposta, sua empresa receberá as vendas a prazo à vista, por meio da fintech.

Esse processo envolve a cessão dos créditos. Logo, quando os clientes pagarem essas contas mensalmente, é a fintech que receberá os valores antecipados, conforme o contrato firmado.

Empréstimo para empresa x Antecipação de Recebíveis: entenda as diferenças

Quais os benefícios de antecipar os seus recebíveis?

A antecipação de recebíveis traz diversas vantagens para os empreendedores, principalmente para aqueles que precisam de mais fluxo de caixa. O primeiro benefício é que a empresa não precisará esperar o prazo de pagamento para receber as suas vendas.

Logo, ela pode ter um fluxo de caixa mais constante e valores para utilizar na expansão do negócio e outras finalidades. O procedimento também é bastante seguro, desde que você conte com bons parceiros — e que ofereçam boas propostas de antecipação.

Além disso, há bastante praticidade na contratação, que pode ser feita de maneira online e com recebimento em poucos dias. Mais uma vantagem é que a antecipação não gera dívidas para o negócio. Afinal, você não está solicitando crédito, apenas antecipando os próprios recebíveis.

Abra sua conta no PeerBR e comece a investir em criptomoedas e outros ativos alternativos!

Como solicitar a antecipação de recebíveis?

Entendeu como funciona a antecipação e quais são seus benefícios? Então é preciso compreender como fazer solicitação desse serviço. O primeiro passo é encontrar uma fintech de confiança e experiência nesse mercado, como a Adiante Recebíveis.

Basta acessar o nosso site e fazer o cadastro — que leva menos de um minuto. Depois, basta enviar digitalmente os documentos necessários para comprovar o seu crédito — permitindo a avaliação da solicitação.

Feita a proposta, há como analisar todas as condições de pagamento e saber como funciona a antecipação. Se você aceitar todos os termos, o dinheiro será liberado em poucos minutos na conta informada.

Viu como é fácil e rápido receber à vista suas vendas a prazo? A antecipação de recebíveis pode ser uma ferramenta essencial para sua empresa, melhorando o fluxo de caixa e criando uma vantagem competitiva. Portanto, vale a pena considerá-la no dia a dia do seu negócio!

Quer contar com uma fintech com experiência e agilidade para antecipar seus recebíveis? Então fale com a Adiante Recebíveis!

Você tem alguma dúvida?

Caso você possua alguma dúvida que não esclarecemos nesse texto, acesse as “perguntas frequentes” no nosso site.

Se nenhuma delas responder suas demandas, não hesite em contatar a nossa equipe! Se whatsapp ou ligação forem os mais rápidos pra você, nosso número é (11)4420-4620, mas, se preferir, você também poderá nos mandar um e-mail no atendimento@adiantesa.com.br

Outros conteúdos