[rt_reading_time label="" postfix="minutos de leitura" postfix_singular="minute"]

Recebimento à vista de vendas parceladas: por que fazer a antecipação?

Recebimento à vista de vendas parceladas por que fazer a antecipação

Vender parcelado é uma prática comum entre as empresas por ampliar as oportunidades de vendas. Por outro lado, a demora no recebimento de valores pode levar ao desequilíbrio financeiro. Para evitar que isso aconteça, vale a pena considerar a antecipação de vendas parceladas.

No entanto, antes de solicitar esse adiantamento, é preciso entender como funciona a operação de crédito. Além disso, é importante saber quando adiantar os recebíveis. Desse modo, é possível decidir se essa é a melhor alternativa para o seu negócio no momento.

Por isso, reunimos as informações necessárias para você entender a antecipação de vendas e saber por que fazer essa negociação. Confira!

É possível receber à vista o valor da venda parcelada?

Oferecer a opção de parcelamento para os clientes pode ajudar a empresa a ter maiores chances de atrair clientes e aumentar as suas vendas. Afinal, essa condição de pagamento estimula a compra, principalmente quando se trata de produtos com valores elevados.

Ademais, quando a compra é parcelada no cartão de crédito, o empresário não precisa se preocupar com a falta de pagamento da dívida por parte do consumidor. Isso porque essa responsabilidade se torna da instituição financeira.

Mas, apesar das vantagens da venda parcelada, existem desafios que a empresa pode enfrentar ao oferecer essa facilidade para os clientes. O principal ponto de atenção é a demora no recebimento dos valores.

Nas vendas parceladas pelo cartão de crédito, o prazo médio para receber é de 30 dias úteis. Nesse intervalo, o empreendedor precisa abastecer o estoque, pagar os funcionários e quitar outras despesas importantes. Assim, os dias sem receber podem fazer com que ele fique no prejuízo.

Uma solução para evitar esse problema é a antecipação de vendas. Ela permite receber à vista o valor da venda parcelada. Dessa forma, a empresa pode evitar que o seu fluxo de caixa fique negativo e ela se torne inadimplente.

Como funciona a antecipação de vendas parceladas?

Após saber que é possível vender parcelado e receber à vista, você deve estar se perguntando como funciona a antecipação de recebíveis, não é? Para isso, é preciso primeiramente entender o que é uma securitizadora.

Essa é a instituição não financeira responsável por comprar os direitos creditórios de uma empresa com contas a receber — com parcelas em cartão de crédito, duplicatas, contratos de empréstimos e outros. Esses recebíveis são transformados pela securitizadora em títulos negociáveis no mercado financeiro.

Para realizar essa operação, a empresa que deseja antecipar créditos precisa comprovar que tem valores a serem recebidos. Além disso, é necessário pagar um pequeno deságio pela operação, que varia conforme o risco envolvido na transação.

Por que antecipar os recebíveis?

Se você já precisou captar recursos para o seu negócio, deve ter notado que existem diversas linhas de crédito disponíveis no mercado. Então é preciso conhecer os diferenciais da antecipação de recebíveis em relação a outras alternativas para captar recursos.

Confira a seguir as principais vantagens dessa modalidade!

Ausência de endividamento

Entre os benefícios da antecipação de recebíveis, está a ausência de endividamento. Isso porque a empresa não estará solicitando crédito emprestado para a securitizadora. Afinal, os recursos já pertencem ao negócio. Eles apenas serão antecipados.

Taxas menores

Outro ponto positivo da antecipação de recebíveis é que ele não cobra as altas taxas de juros de empréstimos bancários. Como você viu, incide apenas um deságio sobre o total antecipado, que remunera a securitizadora pela operação.

Facilidade de contração

Por fim, a antecipação de vendas parceladas é uma operação menos burocrática que um empréstimo. Dessa forma, a liberação do capital é mais rápida e prática. Assim, é possível evitar que os problemas financeiros aconteçam ou se tornem maiores.

Quando solicitar o recebimento à vista de vendas parceladas?

Depois de conhecer as vantagens de antecipar os recebíveis, certamente você deve ter notado que essa alternativa é mais atrativa que outras linhas de crédito. Portanto, ela pode ser interessante para quem busca uma solução para manter o fluxo de caixa positivo.

Porém, o dinheiro antecipado pode ser utilizado também para outras finalidades. Você pode usar a antecipação de recebíveis para o fortalecimento do capital de giro do seu negócio, por exemplo. Esse é o valor reservado para o pagamento de custos e despesas em um determinado período.

Normalmente, ele é utilizado quando o dinheiro em caixa não é suficiente para cumprir com todas as obrigações da empresa. Com a antecipação de recebíveis, é possível aumentar esse capital de giro para honrar com os seus compromissos, sem ter que esperar o recebimento das vendas parceladas.

A antecipação de recebíveis também pode ser utilizada como forma de garantir uma reserva de emergência empresarial. Esse é um dinheiro guardado para cobrir os gastos em caso de imprevistos — como a redução de vendas causada por crises econômicas e a perda inesperada de clientes.

Como fazer o recebimento à vista com o Adiante Recebíveis?

Agora que você entende as vantagens e os benefícios da antecipação de vendas, que tal receber sempre à vista as vendas parceladas? Para isso, conte com o Adiante Recebíveis. Somos uma fintech que oferece as melhores condições do mercado para adiantamento de duplicatas.

Esse processo funciona assim: o cliente faz o cadastro na nossa plataforma, sem precisar enviar nenhum documento. Depois, é feita uma análise de crédito em apenas 15 segundos. Se você for pré-aprovado, então pode solicitar a sua antecipação com as notas fiscais dos produtos.

Nesse momento, o Adiante Recebíveis avalia o valor total das notas fiscais e o prazo de vencimento das parcelas para definir o montante a ser antecipado — já considerando o deságio na operação. Se você concordar com as condições propostas, o dinheiro entra na sua conta em até 40 segundos após a aprovação.

Neste artigo você conheceu as principais razões para fazer a antecipação de vendas parceladas. Agora é possível analisar as necessidades da sua empresa e saber se vale a pena adiantar os recebíveis. Não deixe de contar com uma empresa confiável para ajudá-lo!

Quer conhecer melhor a nossa solução? Entre em contato com o Adiante Recebíveis e converse com a nossa equipe!

Você tem alguma dúvida?

Caso você possua alguma dúvida que não esclarecemos nesse texto, acesse as “perguntas frequentes” no nosso site.

Se nenhuma delas responder suas demandas, não hesite em contatar a nossa equipe! Se whatsapp ou ligação forem os mais rápidos pra você, nosso número é (11)4420-4620, mas, se preferir, você também poderá nos mandar um e-mail no atendimento@adiantesa.com.br

Outros conteúdos