Search for:

Fomento Mercantil é uma modalidade de Antecipação de Recebíveis voltado para micro e pequenas empresas cujo objetivo principal é proporcionar Capital de Giro e liquidez financeira para empreendimentos de menor porte.

O acesso a Crédito no Brasil é uma das grandes dificuldades encontradas pelas micro e pequenas empresas. Devido às taxas de juros elevadas e excesso de burocracia, os empresários muitas vezes não conseguem recorrer a esta modalidade para investir no seu negócio e assim, passaram a recorrer a novas alternativas para obter Capital.

Assim, identificando e buscando atender esta necessidade, as empresas de fomento mercantil ou factorings surgiram e se tornaram cada vez mais comuns no mercado. Dessa forma, passaram a constituir uma opção importante para a continuidade da operação de micro e pequenas empresas no país, tornando a solução de Antecipação de recursos menos burocrática e uma das melhores alternativas para melhoria do fluxo de caixa e aumento do capital de giro.

O que é Fomento Mercantil?

A modalidade surgiu como uma operação mais simples para manutenção da saúde financeira das empresas. Assim, os negócios vendem seus créditos de vendas à prazo para a empresa de fomento mercantil e recebem à vista estes créditos futuros, passando a ter um maior poder de negociação com seus fornecedores.

Na prática, um negócio antecipa suas contas a receber com uma empresa de fomento mercantil, e obtém o pagamento destes valores à vista, com o desconto de uma taxa de deságio (pelo qual a empresa de fomento rentabiliza a operação. Dessa maneira, a empresa obtém dinheiro de forma mais rápida ao antecipar suas parcelas, e, com o montante em caixa é possível pagar despesas, dívidas e investir no negócio.

Leia também:

Fomento Mercantil: entenda como funciona

A operação envolve três partes conforme abaixo:
Empresa de fomento mercantil: empresa que adquire o crédito e antecipa os valores ou parcelas;
Cedente: empresa que cede seus créditos e contas a receber (de acordo com sua necessidade) em troca do adiantamento da quantia;
Sacado: empresas que estão devendo ao cedente, e são responsáveis por pagar a dívida no futuro.

Assim, a operação ocorre da seguinte forma:
Etapa 1. A empresa cedente vende seus bens a prazo diariamente e gera valores a serem recebidos no futuro;
Etapa 2. Para tentar receber esses valores à vista, a cedente procura uma empresa de fomento mercantil para vender seus créditos e direitos a receber;
Etapa 3. Conforme a empresa de fomento concordar com a operação, antecipa os valores para a empresa cedente e passa a ser dona das contas a receber;
Etapa 4. Assim, a empresa de fomento mercantil irá cobrar os devedores (sacados) no prazo estabelecido. Conforme receber os valores diretamente deles, a operação é encerrada.

Quais as principais vantagens de usar a modalidade de Fomento Mercantil?

É possível observar que a modalidade é uma maneira eficaz e com elevado custo-benefício para a manutenção de caixa da sua empresa. Assim, elencamos as principais vantagens em utilizar a modalidade para equilibrar as finanças da empresa:

  • Menor burocracia e maior rapidez na operação;
  • Segurança na operação;
  • Recebimento à vista das vendas à prazo;
  • Melhoria do fluxo de caixa;
  • Facilidade na Aquisição de matéria-prima;
  • Ampliação do Capital de Giro;
  • Redução do Endividamento;
  • Maior estabilidade do negócio;
  • Não incidência de Juros por empréstimo bancário;
  • Melhoria da saúde financeira da empresa.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!

Tem interesse em utilizar a modalidade de fomento mercantil na sua empresa? Cadastre-se e receba ainda hoje com o Adiante!

NEWSLETTER

Author

Escreva um comentário