Você sabe o que é inadimplência? Ela ocorre quando o cliente deixa de pagar pelas parcelas do crédito. Assim, a comunicação com o sacado é uma parte essencial da sua parceira com o Adiante! Quando ele sabe do Adiante e entende como funciona a nossa relação, a cobrança de pagamentos fica mais fácil.
Por consequência, fica mais fácil progredir como usuário do Adiante Recebíveis, possibilitando que você ganhe pontos e obtenha descontos nas taxas de antecipação!
Como evitar a inadimplência?
Sabemos que o atraso ou a falta de pagamento do seu cliente implica na inadimplência e pode causar um grande transtorno e prejudicar a sua empresa e, pensando nisso, separamos uma lista de coisas que fazem muita diferença no nosso dia a dia e que pode evitar danos futuros.
1. Esclareça a nossa parceria:
Muitas vezes o seu cliente não sabe que houve o desconto com a gente e desconhece o nosso boleto. Ou seja, ele entender o fato de que agora ele deve pagar ao Adiante é o ponto de partida para tudo. Desse modo, falar sobre nós e estar em contato com o cliente é sempre essencial!
2. Saiba os dados do seu cliente:
Quando você emitir a NF da venda, solicite um e-mail do sacado para inserir na nota! Muitas dessas duplicatas que são descontadas no Adiante não possuem esse campo preenchido, prejudicando o envio do boleto digital que realizamos para o sacado.
Antecipação de recebíveis: uma solução para além das empresas no vermelho!
3. Tenha o contato do setor de compras ou financeiro do sacado:
Ainda sobre o e-mail, quando o seu sacado é uma empresa grande e o contato se torna um pouco mais difícil, sempre é válido solicitar, na hora de fechar negócio com o seu cliente, um contato direto do setor de compras ou financeiro. Isso colabora muito com os dois primeiros itens!
4. Confirme o CEP do sacado:
Quando você emitir a nota fiscal da venda, sempre confirme o CEP do seu cliente! O Adiante envia um boleto físico para ele, então o CEP estar correto é algo muito importante. Além disso, o CEP do sacado pode estar divergente do que consta na Receita Federal. Quando isso ocorre, mandamos um boleto para cada endereço, com o objetivo de aumentar ao máximo a possibilidade da cobrança chegar!
5. Envie o boleto junto do produto vendido:
Para garantir que o boleto chegue com toda certeza, você pode imprimi-lo na plataforma e enviar junto com a mercadoria. Ou ainda, o seu sacado pode acessar o link https://portal.adiantesa.com/sacado e baixar diretamente o boleto!
Apliquei essas dicas e mesmo assim o meu cliente não efetuou o pagamento. E agora?
Como mencionamos na nossa matéria “Saiba como funciona o processo de cobrança do Adiante Recebíveis”, caso o sacado atrase o pagamento, nós te informaremos e então, sugerimos que você converse com ele para que a sua empresa não sobre as consequências.
Caso o seu cliente não pague o boleto vencido ao Adiante em até 3 dias, emitimos uma cobrança para seu CNPJ. Essa cobrança tem mais 3 dias de vencimento e o valor inicial desse boleto é o valor corrigido da cobrança original. Isso significa que o boleto original permanece em aberto junto com o novo emitido até um deles ser pago.
Ou seja, caso você mesmo desejar liquidar o débito, pague a nova cobrança, pois ela é mais barata! Ela só implicará em juros e multa 3 dias após a emissão, enquanto o boleto original terá os juros correndo ainda.