Blog >
[rt_reading_time label="" postfix="minutos de leitura" postfix_singular="minute"]

Antecipação de recebíveis: como aproveitar para potencializar o crescimento da empresa?

Antecipação de recebíveis como aproveitar para potencializar o crescimento da empresa

Quem tem uma empresa e quer potencializar o seu crescimento precisa encontrar medidas para aumentar o caixa e o capital para investir. Nesse contexto, contar com a antecipação de recebíveis é uma das alternativas.

Então entender o que é esse procedimento, como ele funciona e quais são suas vantagens é fundamental para o negócio. Assim, você conseguirá definir se essa contratação faz sentido de acordo com as necessidades e planos da sua gestão.

Quer saber mais? A seguir, você conhecerá a antecipação de recebíveis e verá como ela é utilizada para impulsionar o crescimento do seu negócio. Não perca!

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis pode ser entendida como uma forma de obter crédito para a empresa. Ao pensar sobre isso, é comum que as pessoas conheçam apenas os empréstimos e financiamentos, não é mesmo?

Na verdade, a antecipação de recebíveis não funciona como um dinheiro emprestado, mas sim como um adiantamento do que a empresa já tem a receber. Para entender melhor, imagine que sua empresa vendeu R$ 50 mil de forma parcelada.

Em uma situação comum, você deve esperar o recebimento mensal de todas as parcelas para ter acesso a todo esse montante, certo? Suponha que os pagamentos sejam feitos em 8 vezes de R$ 6.250.

Contudo, para potencializar o crescimento do negócio, você precisaria de mais capital do que esse montante mensalmente. Nesse caso, há a alternativa de buscar uma fintech que oferece a antecipação de recebíveis.

Com ela, você receberá essas vendas de forma adiantada — pagas pela fintech — com um deságio. Depois, mensalmente, sua empresa pagará para a instituição financeira o valor combinado, conforme seus clientes quitam as parcelas de compras.

Dessa maneira, a empresa terá à disposição um dinheiro à vista, que facilita o planejamento financeiro. Ele pode ser usado, por exemplo, para expansão do negócio sem endividamento.

O que é open banking e quais suas vantagens?

Como funciona a antecipação?

Você viu que a antecipação consiste em um adiantamento dos valores que a empresa tem a receber com seus clientes. Então é preciso saber como funciona esse procedimento e como contratar o crédito.

Como você já aprendeu, o primeiro passo é entrar em contato com uma fintech que forneça esses serviços, como o Adiante Recebíveis. Desse modo, o procedimento é realizado de maneira online e sem burocracia.

Com o cadastro feito, basta enviar as Notas Fiscais Eletrônicas das vendas que você deseja antecipar. O próprio sistema analisará as notas de forma automática para liberar o pagamento. Caso o pedido seja aprovado, você já recebe o dinheiro na conta da empresa.

Vale ressaltar que é cobrado um deságio na antecipação. Ou seja, o valor antecipado será menor em relação ao que você efetivamente receberá com as vendas. Isso serve para trazer uma remuneração à fintech, que arca com os custos do processo.

Quais as vantagens dessa solução?

Após saber como funciona a antecipação de recebíveis, vale entender quais são as vantagens dessa solução para a sua empresa. Acompanhe as principais:

Taxas mais atrativas que outras linhas de crédito

Diversas empresas precisam procurar uma linha de crédito para conseguir potencializar seu crescimento e arcar com suas obrigações financeiras. O problema é que muitas possibilidades do mercado financeiro são custosas e podem não ser benéficas.

Sabendo disso, vale a pena conferir as taxas cobradas em cada linha de crédito. Quando comparada com empréstimos e financiamentos, a antecipação de recebíveis costuma ser mais vantajosa. Isso porque as taxas são menores.

Como os valores são garantidos pelos recebíveis, a antecipação traz menos risco de crédito para todos os envolvidos. Dessa forma, é possível cobrar valores mais atrativos, além de incidir apenas o deságio sobre o montante — e não juros.

7 Dicas para empresas novas fazerem o fluxo de caixa do seu negócio

Facilidade na contratação

Outro ponto positivo em relação à antecipação de recebíveis é a facilidade na contratação. Você percebeu que o procedimento é bem simples, efetuado de forma online e sem muita burocracia — um problema comum em outras linhas de crédito, não é mesmo?

Vale ressaltar que o dinheiro é depositado na conta bancária vinculada ao CNPJ da empresa de forma descomplicada. No Adiante Recebíveis esse pagamento é realizado em até 40 segundos após a aprovação da antecipação.

Portanto, a empresa reduz os custos e o tempo gasto com a contratação. Assim, há ainda mais benefícios para a negociação realizada.

Organização do fluxo de caixa

Por fim, vale citar a organização do fluxo de caixa. Os empreendedores sabem que esse processo é muito relevante no negócio — e as vendas parceladas podem trazer complicações para o planejamento financeiro.

Se você tem os recursos disponíveis em menos tempo, há mais facilidade na contratação de fornecedores e pagamentos de despesas operações comuns na atividade da empresa. Com a antecipação, essa organização é imediata.

Afinal, o pagamento será feito de forma à vista, sem precisar esperar a quitação de todas as parcelas das notas fiscais. Então é possível ter mais tranquilidade para manter o capital de giro, acertar as contas e ter uma reserva financeira utilizável em curto prazo.

Precisando de capital de giro para a sua empresa? Conheça o Adiante Recebíveis e antecipe suas notas fiscais!

Como ela pode ajudar a impulsionar o crescimento do seu negócio?

Se você deseja potencializar o crescimento do negócio, sabe como a antecipação de recebíveis pode ajudar? Essa é uma das questões mais importantes sobre ela, tendo em vista as características dessa linha de crédito.

Primeiro, vale destacar que a antecipação de recebíveis não causa o endividamento da empresa. Afinal, ela está garantida pelo pagamento dos clientes, que fornecerão o capital para quitar as obrigações do negócio.

Dessa maneira, o dinheiro adiantado pode ser utilizado para investir em projetos de expansão e de modernização do negócio, trazendo mais competitividade. Nesse caso, não há riscos de se endividar ou não ter recursos suficientes para seguir o crescimento.

Então sua empresa pode aumentar sua participação no mercado, além de se destacar da concorrência com produtos ou serviços mais modernos e competitivos.

Entendeu como funciona a antecipação de recebíveis e como ela pode ser utilizada para potencializar o crescimento do seu negócio? Não esqueça de sempre contar com bons parceiros para não ter problemas com a contratação da linha de crédito!

Ficou interessado em adiantar seus recebíveis? Então fale conosco do Adiante Recebíveis!

Você tem alguma dúvida?

Caso você possua alguma dúvida que não esclarecemos nesse texto, acesse as “perguntas frequentes” no nosso site.

Se nenhuma delas responder suas demandas, não hesite em contatar a nossa equipe! Se whatsapp ou ligação forem os mais rápidos pra você, nosso número é (11)4420-4620, mas, se preferir, você também poderá nos mandar um e-mail no atendimento@adiantesa.com.br

Outros conteúdos