A antecipação de recebíveis pode ser interessante para muitas empresas. Isso porque ela permite ter mais dinheiro no fluxo de caixa e conquistar equilíbrio financeiro. Ao pesquisar sobre essa operação, verá que ela pode ser solicitada em bancos e factorings.
Mas existem fatos que essas duas empresas não te contam sobre o processo de antecipar recursos. Por isso, vale a pena entender mais sobre o processo e descobrir alternativas que tragam mais vantagens ao levantar recursos para sua empresa.
Continue a leitura para entender 5 fatos que os bancos e factorings não contam sobre antecipação de recebíveis!
Qual é o papel de bancos e factorings na antecipação de recebíveis?
Para entender melhor o papel dessas duas instituições, você precisa saber antes o que é a antecipação de recebíveis. Trata-se de uma operação de crédito na qual a empresa adianta o valor de parcelas que só receberia no futuro.
Os recebíveis podem ser faturas do cartão de crédito, duplicatas, cheques pré-datados, etc. O procedimento de antecipação acontece por meio de solicitação da empresa a uma instituição. Nesse caso, o papel do banco e das factorings, por exemplo, é comprar os recebíveis do negócio.
O banco é uma entidade que oferece serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas. Enquanto isso, as factorings compram os direitos de créditos das empresas. Na antecipação, o banco ou a factoring escolhem os recebíveis que deseja comprar e realiza o pagamento à empresa.
Assim, o negócio recebe adiantado o valor de suas parcelas vendidas. Logo, a finalidade da antecipação de recebíveis é agregar dinheiro ao caixa antes da data de vencimento das vendas feitas aos clientes.
Essa é uma forma de conseguir capital de giro e equilibrar o fluxo de caixa para impulsionar o seu negócio. Contudo, os bancos e factorings são instituições mais tradicionais, que costumam apresentar maior burocracia na oferta dos recebíveis — como você verá a seguir.
Evite a inadimplência: Confira algumas dicas que podem evitar um prejuízo futuro!
5 Fatos que eles não te contam sobre antecipação
Até aqui você entendeu o papel de bancos e factorings na antecipação de recebíveis. Mas existem detalhes que tornam essas duas opções desvantajosas.
Veja 5 fatos que essas entidades não contam sobre antecipação de recebíveis que elas ofertam!
1. Maior burocracia envolvida
Bancos e factorings apresentam maior burocracia na concessão de crédito e na antecipação de recebíveis. Isso acontece em especial nos grandes bancos, que costumam fazer uma análise burocrática antes de liberar os recursos.
Assim, se você deseja mais rapidez para conseguir antecipar seus recebíveis, pode ser mais interessante buscar instituições que tenham análise e liberação facilitadas.
2. Cobrança de taxas elevadas
Bancos e factorings são conhecidos por cobrar maiores taxas quando oferecem crédito. As operações de empréstimo e financiamento envolvem juros e, por isso, são mais caras. Mas a antecipação ofertada por essas instituições também pode ter custos maiores do que o serviço ofertado em fintechs, por exemplo.
3. Custos de tarifas extras
Além das taxas elevadas, que podem atrapalhar a organização financeira da empresa, bancos e factorings também cobram tarifas extras.
Alguns exemplos são:
- IOF: o Imposto sobre Operações Financeiras;
- TAC: taxa de abertura de crédito, cobrada por alguns bancos na concessão de crédito. A taxa é ilegal desde 2008, mas muitas vezes o valor é embutido em outros custos;
- TC: tarifa de cadastro, cobrada para cobrir custos de processamento da operação, como pesquisas em serviços de proteção ao crédito;
- Taxa de borderô: está ligada ao registro e controle dos meios de pagamento da antecipação.
4. Restrição de acesso para empresas de menor porte
A obtenção de crédito geralmente é difícil para muitos negócios, principalmente aqueles de menor porte. Nesse sentido, empresas pequenas podem ter dificuldades de encontrar boas soluções em bancos e factorings. Para startups, por exemplo, pode ser ainda mais complicado obter aprovação do pedido.
5. Morosidade do processo de aprovação da transação
Como você viu, a burocracia pode tornar o processo de aprovação e transferência do crédito mais demorado. Com isso, a antecipação de recebíveis em bancos e factorings pode não se adequar às necessidades e prazos da sua empresa.
Saiba como funciona o sistema de cobrança do Adiante Recebíveis!
Por que escolher o Adiante Recebíveis para antecipar seus recebíveis?
Agora que você sabe que bancos e factorings podem não ser as instituições ideais para buscar antecipação de recebíveis, é hora de conhecer uma opção mais vantajosa. Em geral, as fintechs, como o Adiante Recebíveis, apresentam aspectos mais interessantes.
Uma fintech é uma instituição que utiliza a tecnologia no mercado financeiro. Dessa forma, ela consegue oferecer serviços mais modernos e com custos mais acessíveis.
Confira algumas vantagens de contar com o Adiante Recebíveis!
Transparência nas taxas
Você viu que os custos maiores e as taxas embutidas em bancos e factorings são aspectos negativos na antecipação de recebíveis com essas instituições. A vantagem das fintechs é que a taxa final é mais baixa e conta com transparência.
Logo, você pode contratar a antecipação com mais tranquilidade, garantindo que terá todas as informações necessárias antes de tomar uma decisão.
Economia
Você também conta com menos gastos quando antecipa recebíveis em uma fintech. Por ter estrutura mais enxuta e utilizar a tecnologia, a instituição pode cobrar menos para ofertar serviços.
Além disso, você economiza em custos como IOF e TAC. Isso permite que a empresa se organize melhor financeiramente e aproveite ao máximo os recursos da antecipação.
Processo rápido
Mais uma vantagem de fazer a antecipação de recebíveis com uma fintech, em vez de procurar bancos e factorings, é ter menos burocracia e um processo mais rápido. Afinal, as fintechs costumam avaliar o pedido e transferir o dinheiro para sua empresa mais rapidamente.
No Adiante Recebíveis o próprio procedimento de análise é mais simples e rápido. Ademais, o montante entra na sua conta em 40 segundos após a aprovação da antecipação.
Crédito sem gerar dívidas
Por fim, vale reforçar que a antecipação de recebíveis não gera dívidas para sua empresa. Com isso, ela é ainda mais vantajosa quando comparada a empréstimos ou financiamentos bancários tradicionais.
Como a empresa está antecipando valores que já são dela, não é preciso pagar juros. Haverá apenas um deságio sobre o valor antecipado. Isso traz vantagens como equilíbrio para o caixa e menos riscos de problemas financeiros no futuro.
Neste conteúdo você viu quais são 5 fatos que bancos e factorings não te contam sobre a antecipação de recebíveis. Também foi possível entender quais são as vantagens de antecipar seus recursos com uma fintech. Então utilize as informações para otimizar a gestão financeira da sua empresa!
Quer antecipar recebíveis com as melhores condições do mercado? Faça seu cadastro e aproveite nossas soluções!