Para muitas pessoas, administrar é uma maneira de superar a crise, ter uma fonte de renda e vislumbrar o sucesso financeiro. Nesse sentido, o empreendedorismo ganha força e se multiplica pelo país.
Entretanto, elas também correspondem à maior taxa de falência, representando 85% do total de negócios que encerraram suas atividades em 2020. Parte disso se deve ao fato da má administração dessas organizações. Por essa razão, se você é um micro ou pequeno empreendedor, deve se informar sobre como gerir o seu negócio.
Quer saber como? Continue a leitura e aprenda 5 dicas essenciais para administrar melhor a sua micro ou pequena empresa.
Vamos lá?
Quais são os desafios de administrar uma micro ou pequena empresa?
Antes de aprender as dicas para administrar o seu negócio, é interessante compreender quais são os principais desafios dessa jornada. O primeiro obstáculo é a estrutura da empresa. Por ser pequena, muitas vezes, é o próprio empreendedor quem deve administrar todo o negócio.
Com isso, é preciso ter uma visão ampla de todo o empreendimento para que nenhuma etapa seja negligenciada. Isso demanda organização, conhecimento e gestão do tempo. Outra dica é encontrar parceiros de negócios para os setores que a estrutura reduzida não consegue absorver — como jurídico e financeiro.
Nesse ponto, pode ser difícil encontrar prestadores de serviço dispostos a contribuir para o crescimento da organização. Outra dificuldade é encontrar mão de obra qualificada. Afinal, empresas maiores, em geral, têm mais condições de oferecer remunerações mais altas e benefícios.
Isso faz com que os profissionais mais qualificados deem preferência por contratos realizados com essas organizações. Enquanto isso, os empreendimentos de menor porte nem sempre conseguem competir para conquistar colaboradores já capacitados.
Nesse mesmo contexto, outro percalço encontrado é a capacitação dos colaboradores. Grandes empresas costumam oferecer treinamentos constantes com equipes especializadas.
Já um micro ou pequeno negócio pode não ter a capacidade para isso. Afinal, muitas vezes, são os próprios empreendedores os responsáveis por ensinar as funções aos funcionários. Com a qualificação em segundo plano, desenvolver a equipe se torna ainda mais desafiador.
Receita previsível: o que é e como adotar essa metodologia?
Qual a importância de administrar corretamente a micro e pequena empresa?
Agora que você já sabe quais são os desafios de administrar uma micro ou pequena empresa, deve conhecer a importância de gerir o negócio corretamente. Nesse sentido, a administração significa interpretar os objetivos propostos e transformá-los em ações.
Para tanto, é necessário organização, planejamento, direção e controle em todos os níveis de uma companhia. No caso de micro e pequenas empresas, como você viu, é comum que a administração seja realizada pelo próprio empreendedor.
Nesse cenário, é comum que o proprietário entenda do produto ou serviço que oferece, mas não tenha conhecimento suficiente sobre gestão de empresas. Desse modo, há riscos de que o negócio não atinja o seu potencial ou, até mesmo, tenha que encerrar as atividades.
Por essa razão, administrar o próprio negócio exige aprendizado constante e resiliência. Assim, o pequeno empresário deve estar munido de informações para desenvolver estratégias e destacar o seu serviço ou produto da concorrência.
5 Dicas para administrar uma micro ou pequena empresa
Após aprender os maiores desafios de administrar micro e pequenas empresas e a importância de saber conduzi-las, é o momento de aprender 5 dicas para administrar melhor o seu negócio.
Confira!
1. Invista em tecnologia
Em micro e pequenas empresas, o proprietário exerce diversas funções. Por esse motivo, não é incomum encontrar erros e atrasos nas execuções das tarefas. Assim, o negócio perde em produtividade e, por consequência, em potencial de lucratividade.
Dessa maneira, é interessante investir em tecnologias que automatizam as atividades de gestão, como emissão de notas fiscais e administração da folha de pagamentos. Existem diversos tipos de softwares de gestão, até mesmo voltados para negócios específicos.
Com isso, você automatiza tarefas e ganha tempo para se dedicar a outras áreas da empresa que demandam atenção.
6 KPIs financeiros que sua empresa precisa acompanhar hoje mesmo!
2. Separe as contas pessoais e empresariais
Em micro e pequenos negócios, não é incomum encontrar relatos em que o proprietário junta as contas individuais e empresariais. O resultado é a confusão dos capitais, podendo levar prejuízos à empresa ou às finanças pessoais.
Portanto, evite fazer retiradas do caixa da empresa ou usar o cartão empresarial para pagar despesas pessoais. Além disso, prefira abrir contas bancárias separadas para evitar a desorganização financeira. Inclusive, contas jurídicas podem apresentar condições mais atrativas para o negócio.
3. Acompanhe o fluxo de caixa
Considerando as finanças do negócio, é importante acompanhar o fluxo de caixa constantemente. Um dos principais problemas que causam a falência de micro e pequenas empresas é a falta de organização financeira.
Porém, ao ter uma visão clara da saúde das finanças do seu negócio permite entender sobre outros processos da empresa. Por exemplo, se o faturamento é alto e o lucro líquido é baixo, pode haver gargalos no processo produtivo.
Ao identificá-los, há chances de elaborar uma estratégia de intervenção — como reduzir custos ou rever a precificação — para aumentar a lucratividade e acelerar o crescimento do negócio. Por essa razão, você deve manter um controle rigoroso das vendas e dos pagamentos.
4. Monitore o seu concorrente
Mesmo que a sua empresa seja referência no mercado, é fundamental monitorar de perto a concorrência — especialmente a direta. Assim, você terá uma visão mais ampla sobre o segmento em que sua organização atua e pode desenvolver estratégias para garantir a competitividade.
Desse modo, você deve prestar atenção em diversos fatores, como:
- tendências de mercado;
- novidades em produtos e serviços;
- pontos fortes e fracos dos concorrentes;
- comunicação e marketing;
- modelos de negócio;
- entre outros fatores.
5. Dê atenção ao seu modelo de negócio
Além de acompanhar frequentemente o seu concorrente, dê atenção ao seu modelo de negócio. O mercado é muito dinâmico, e os moldes da sua empresa podem ficar defasados em pouco tempo. Por isso, é interessante trazer inovações e se reinventar para manter o diferencial competitivo.
Portanto, acompanhe o mercado relativo ao seu modelo de negócio para se manter informado sobre as novidades em equipamentos, estratégias, produtos, serviços, infraestrutura etc. Dessa maneira, há a possibilidade de otimizar a gestão e obter resultados mais positivos.
Como você aprendeu, administrar uma micro ou pequena empresa é uma tarefa que demanda dedicação e conhecimento do empresário. Porém, você pode seguir essas 5 dicas para auxiliar nessa tarefa e buscar o crescimento do seu empreendimento.
Quer entender mais sobre a saúde financeira do seu negócio? Saiba como analisar e cuidar das finanças da sua empresa!