Blog >
[rt_reading_time label="" postfix="minutos de leitura" postfix_singular="minute"]

XML Nota Fiscal: o que é e como emitir?

XML Nota Fiscal o que é e como emitir

O XML é o arquivo digital da nota fiscal eletrônica (NFe). Assim, além de reduzir custos para as empresas, possui uma elevada importância para vendedor e comprador.

As tarefas burocráticas são parte da rotina das empresas e é importante que sejam feitas com atenção, pois envolvem diversas implicações legais. As falhas no processo podem ocasionar transtornos jurídicos e administrativos, portanto é essencial assegurar as melhores práticas para a gestão do negócio.

NFe, XML e Danfe: o que são?

A NFe (nota fiscal eletrônica) é um documento emitido em qualquer transação de compra, venda, contratação de serviços e circulação de mercadorias em território nacional. A emissão da NFe gera o arquivo XML da nota fiscal e o documento auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe).

O arquivo XML é a nota fiscal em versão digital, este arquivo contém os dados da nota emitida e atende ao padrão nacional de escrituração fiscal. Através do Arquivo XML, a Secretária da Fazenda (Sefaz) autoriza ou rejeita a emissão da nota, e assim, define se a transação segue todas as normas requeridas pela legislação.

O Danfe (documento auxiliar), por sua vez, é exigido estar impresso junto às mercadorias sempre que há circulação das mesmas, enquanto o arquivo XML não possui esta exigência. Assim, a empresa emissora é responsável por disponibilizar o arquivo digital ao cliente. Ainda, uma das vantagens da versão digital é a possibilidade de reduzir os custos de impressão de notas.

Importante: Tanto vendedor quanto comprador devem armazenar os arquivos XML da nota fiscal pelo prazo de pelo menos cinco anos, estes registros podem ser solicitados pela receita federal e a não apresentação pode provocar penalizações. Desse modo, é importante ficar atento às exigências fiscais e garantir uma boa organização dos seus arquivos.

Precisando de capital de giro para a sua empresa? Conheça o Adiante Recebíveis e antecipe suas notas fiscais!

Como emitir NFe e o arquivo XML da nota fiscal?

Para emitir, é necessário cadastrar-se na Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz) e contar com um certificado digital para gerar a NFe e o arquivo XML.

Este certificado confirma a autenticidade do documento, e deve ser adquirido junto a uma autoridade certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP). Dessa forma, é recomendado o uso de um sistema emissor capaz de gerar e armazenar as informações.

Lembre-se de sempre verificar a versão do seu arquivo XML, emitindo a versão mais atual disponível!

DICA: Um software de Gestão Financeira apropriado consegue emitir e realizar o download automaticamente dos arquivos XML e da nota fiscal. Assim, é possível otimizar o controle fiscal da empresa.

 

Ainda tem alguma dúvida?

Deixe nos comentários ou entre em contato agora para podermos ajuda- lo.

Precisando de dinheiro em caixa? Cadastre-se agora e receba ainda hoje com o Adiante!

NEWSLETTER

Você tem alguma dúvida?

Caso você possua alguma dúvida que não esclarecemos nesse texto, acesse as “perguntas frequentes” no nosso site.

Se nenhuma delas responder suas demandas, não hesite em contatar a nossa equipe! Se whatsapp ou ligação forem os mais rápidos pra você, nosso número é (11)4420-4620, mas, se preferir, você também poderá nos mandar um e-mail no atendimento@adiantesa.com.br

Outros conteúdos