Search for:

Vender no boleto: Quais as vantagens?

Vender no boleto pode trazer maior receita, evitar perder vendas para a concorrência e traz maior segurança para o seu cliente.

O Boleto Bancário é um documento que representa mais uma opção de pagamento para seu cliente. Visto que muitos usuários não possuem cartão de crédito ou débito, é preciso evitar perder vendas, e diversificar as possibilidades que você dá ao seu cliente na hora de realizar um pagamento.

O Boleto é utilizado em transações de produtos e serviços. No Brasil, a modalidade é muito comum, tanto no ambiente físico quanto digital, e em todos os segmentos: B2B (empresa para empresa), B2C (empresa para pessoa física) e C2C (pessoa física para pessoa física).

Quais as vantagens de vender no boleto?
Para o Cliente:
  • Segurança na transação

O uso de boleto traz maior segurança para o comprador, pois, além de gerar comprovante de pagamento, contém todos os dados da empresa emissora e da transação. Ainda, é possível que o cliente guarde o boleto físico ou digital e o comprovante de pagamento.

O Pagamento através de boleto também evita clonagem de cartões e transações com cartão furtado.

  • Descontos e Relacionamento com o cliente

A emissão de boleto possui baixo custo quando comparado à outras formas de pagamento (como as taxas cobradas pelos cartões), e assim, é possível oferecer descontos aos clientes que pagam através da modalidade. Portanto, você melhora o relacionamento com seus clientes e não perde margem de lucro.

  • Maior facilidade

O boleto pode ser pago a partir de diferentes estabelecimentos como bancos, lotéricas, correspondentes bancários, aplicativos de pagamento e internet baking. Portanto, o cliente não precisa ficar refém de filas para poder realizar o pagamento.

  • Fidelização

O meio de pagamento traz mais liberdade para o cliente, pois ele pode pagar o boleto com atraso de alguns dias, sem cancelamento da compra ou serviço. Ainda que nos atrasos seja cobrada multa e juros, o não cancelamento do serviço estimula o cliente a manter relação com o seu negócio e não procurar a concorrência.

Para o negócio:
  • Evita perder vendas para a concorrência

Há muitas pessoas jurídicas e físicas no Brasil que não possuem cartão de crédito, e uma das formas de atingir este público é oferecendo uma opção de pagamento de acordo com as suas necessidades. Assim, evitando perder vendas para a concorrência.

  • Rapidez

Em ambientes virtuais, é possível automatizar a emissão através de um intermediador de pagamentos, o que torna o processo de ainda mais rápido.

  • Compreensão do comportamento do cliente

O pagamento via boleto permite entender o perfil de inadimplência dos seus clientes, portanto, é possível traçar diferentes planos para cada perfil e promover estratégias de incentivo ao pagamento (como envio de lembretes, descontos, etc).

  • Antecipação de recebíveis

Ao realizar suas vendas a prazo via boleto e emitir nota fiscal, é possível utilizar estas notas como garantia na modalidade de antecipação recebíveis. Assim, você antecipar as parcelas da sua venda, recebendo a quantia total de uma vez, melhorando o fluxo de caixa da empresa e evitando endividamentos.

Leia também: Antecipação de Recebíveis: o que é e como ajuda no Fluxo de Caixa?

Por que vender no boleto?

É importante manter o máximo de possibilidades de pagamento para seus atuais e futuros clientes. Além de melhorar o relacionamento proporcionando novas alternativas para os atuais, é possível atingir mais usuários que tinham restrição de pagamento (como não possuir cartão de crédito/débito), buscando um aumento do número de vendas e receita total. Ainda, oferecer mais alternativas de pagamento pode evitar que estes usuários procurem os seus produtos e serviços na concorrência.

A emissão de boletos é uma alternativa de baixo custo e conta com diversas vantagens para o seu cliente e para o seu negócio. Com a atual competitividade do mercado, deve-se evitar ao máximo perder vendas e passar a promover melhorias no relacionamento e fidelização dos clientes. Assim, o boleto bancário é uma alternativa simples que pode ser muito eficaz nos seus negócios.

 

Gostou do conteúdo?

Deixa um comentário abaixo!

Inscreva-se na nossa Newsletter ao final de nossa página principal
NEWSLETTER

 

Author

Escreva um comentário