Search for:

Sem caixa para realizar pagamentos? Seja qual for o motivo que tenha levado o seu negócio a estar sem capital, é importantíssimo manter a tranquilidade. Assim você também consegue acalmar a todos que estão ao seu redor.

Isso porque, infelizmente, imprevistos acontecem em qualquer lugar: a economia pode declinar, um grande cliente pode abandonar o barco sem avisar, você pode se deparar com um mau pagador e entre outras coisas.

Por isso, para te ajudar a encarar a situação com mais destreza e a organizar melhor as finanças da sua empresa, separamos quatro dicas essenciais para serem colocadas em prática neste momento:

1 – Avalie o que levou a este caminho

Antes de tudo, descubra o que culminou no descaso do fluxo de caixa do seu negócio. Entenda o que entrou e o que saiu de capital, assim como o que deixou de entrar e por qual motivo.

2 – Converse com os seus colaboradores

Não é preciso se sentir constrangido. Inclusive, a transparência deve ser sua aliada, não só neste momento, mas também em todos os outros. Deixe os seus colaboradores por dentro de toda a situação, fale sobre quais ações a empresa está tomando para resolver o imbróglio e dê prazos.

Mais sobre o assunto: Dicas para manter o fluxo de caixa da sua empresa em ordem

3 – Busque recursos

Confira os seus recursos próprios. É o meio que te implicará menos dívidas. Verifique poupanças e, se necessário, venda um bem que possa ser liquidado rapidamente.

Caso ainda não seja suficiente, converse com os seus clientes mais próximos e negocie os tempos de pagamento. Solicite, também, aos seus fornecedores, a negociação de valores que estejam em haver.

E ainda, contar com amigos e familiares também é uma saída, caso o montante arrecado ainda não seja suficiente.

Adiante os seus recebíveis

Se preferir, opte por um empréstimo. A antecipação de recebíveis tem uma das taxas mais baixas do mercado e pode ser sua aliada neste momento.

Com o Adiante você não precisa esperar 30, 60 ou 90 dias para receber. Clicando aqui você antecipa as suas notas fiscais de maneira totalmente online e com agilidade.

4 – Organize-se

Embora seja impossível controlar tudo, ainda assim é possível se precaver.

  • Reestruture todos os setores do seu negócio.
  • Corte despesas que não sejam necessidades permanentes.
  • Reveja as suas estratégias empresariais.
  • Tenha um fundo de emergência. Reserve um valor mensal para cobrir imprevistos. Mas lembre-se: o fundo deve ser usado somente para emergências.

Gostou? Não deixe de conferir os nossos outros artigos!

Antecipe as suas notas fiscais com o Adiante: clique aqui.
Author

1 Comment

Escreva um comentário