Nos últimos anos, uma série de mudanças aconteceram no mercado financeiro. Devido aos avanços tecnológicos, como a internet e os smartphones, inúmeras transformações surgiram, impactando profundamente a maneira como as relações financeiras ocorrem em nossa sociedade.
Um exemplo disso é que o dinheiro passou a circular com maior rapidez e agilidade, em função da digitalização das transações. Além disso, as inovações também permitiram que diferentes soluções financeiras fossem desenvolvidas, o que facilitou a vida tanto de pessoas quanto de empresas.
Quer entender quais foram as principais mudanças no mercado financeiro e como elas afetaram a vida de consumidores e empreendedores? Então continue a leitura deste artigo!
O que é o mercado financeiro?
Antes de conhecer as mudanças do mercado financeiro, vale a pena entender o que é esse ambiente. Ele é composto por diferentes instituições que realizam a intermediação de negociações, oferecendo soluções para pessoas e empresas.
Assim, a partir do mercado financeiro é possível:
- acessar diferentes linhas de crédito;
- contratar empréstimos;
- fazer negociações na bolsa de valores;
- entre outras atividades.
Como existem muitas instituições atuando nesse mercado, também são variadas as maneiras de ter acesso aos serviços disponíveis. Além disso, com os avanços tecnológicos, o ambiente tem passado por mudanças cada vez mais profundas.
Recebimento à vista de vendas parceladas: por que fazer a antecipação?
Quais as mudanças no mercado financeiro ao longo dos anos?
Depois de entender o que é o mercado financeiro, vale a pena conhecer algumas das principais transformações que têm ocorrido nele. Afinal, elas têm trazido uma série de benefícios para quem busca soluções financeiras tanto para questões pessoais quanto para suas empresas.
Conheça as principais mudanças do mercado financeiro ao longo dos tempos!
Pregão eletrônico
O pregão da bolsa de valores é o período no qual investidores e especuladores podem negociar diversos ativos e derivativos. E a tecnologia transformou profundamente o funcionamento dessa dinâmica.
Quando o pregão surgiu, todas as negociações eram feitas manualmente. Elas dependiam de inúmeros operadores que anunciavam, em voz alta, quais papéis seriam comprados e vendidos. Era um processo complexo — muitas vezes confuso — e que apresentava taxas elevadas.
Contudo, a partir de 2002, o pregão eletrônico foi implantado no Brasil. A partir dele, as negociações começaram a ser realizadas por meio de uma plataforma online. A mudança tornou o processo mais democrático, transparente e acessível.
Tecnologia: como ela mudou o empreendedorismo?
Novos meios de pagamento
No passado, as maneiras mais comuns de pagar uma conta eram os cheques, dinheiro ou cartão de débito e crédito. Mas com o avanço das tecnologias, além do cartão ficar cada vez mais importante, outras formas de pagamento ganharam destaque.
Hoje, você consegue pagar boletos ou fazer transferências diretamente de seu celular, por exemplo. Ferramentas como o Pix, links de pagamento e carteiras digitais permitiram que as transações ficassem mais rápidas e práticas.
Open banking
O open banking é outra transformação de grande relevância no mercado financeiro. Esse sistema foi implementado no Brasil em 2021 e tem o foco no compartilhamento de dados financeiros.
Com relação ao funcionamento, os clientes solicitam os dados bancários para a instituição na qual possuem uma conta e podem compartilhá-lo com outros bancos e financeiras. Essa alteração fez com que os dados fossem padronizados, sendo apresentados em uma base comum.
Um dos impactos da mudança foi o aumento da concorrência entre bancos e demais instituições que prestam serviços financeiros. Como os dados estão abertos, as instituições podem comparar seus preços e produtos com os concorrentes e oferecer melhores condições para os clientes.
Novas soluções para empresas
Antigamente, para que uma empresa buscasse recursos para manter ou desenvolver seu negócio, era necessário recorrer aos bancos tradicionais. Em geral, esse processo era lento, burocrático e com condições de negociação pouco vantajosas para o empreendedor.
No entanto, com as novas tecnologias, outras oportunidades surgiram. A partir do desenvolvimento de fintechs, foi feita uma revolução no mercado financeiro, oferecendo maior autonomia ao público.
Entre os principais serviços oferecidos por essas instituições, estão:
- empréstimos;
- antecipação de recebíveis;
- seguros;
- gestão de finanças.
Como essas mudanças beneficiam pessoas e empresas?
Como você viu, a tecnologia impactou o mercado financeiro de inúmeras formas. Vale notar que essas transformações não afetaram apenas a dinâmica de funcionamento das transações financeiras, mas também trouxeram benefícios para pessoas e empresas.
Uma das principais vantagens é que as soluções financeiras ficaram mais acessíveis. Hoje, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem conseguir créditos, empréstimos e financiamentos por meio de processos menos custosos e mais rápidos.
A partir da internet também é possível realizar grande parte desses procedimentos com poucos cliques em seu smartphone ou por meio do computador. Além disso, o avanço tecnológico permitiu que novas instituições participassem do mercado de soluções financeiras.
Logo, o aumento da concorrência fez com que os bancos tradicionais perdessem o monopólio dos serviços financeiros. Assim, surgiram diversas alternativas que, muitas vezes, se mostram mais compatíveis com as necessidades e condições dos clientes — principalmente pequenos e médios empresários.
Por que contar com Adiante Recebíveis nesse cenário?
Agora você entende as principais mudanças no mercado financeiro e como elas trouxeram vantagens para pessoas e empresas. Nesse sentido, vale a pena conhecer o Adiante Recebíveis para ter acesso a esses benefícios em sua empresa de forma prática.
Somos uma fintech cuja missão é facilitar a vida financeira de seu empreendimento. Atuando com a antecipação de recebíveis, trazemos praticidade e rapidez — com um sistema totalmente online, transparente e seguro.
Assim, você pode antecipar as vendas parceladas do seu negócio. Essa é uma estratégia para ter acesso ao dinheiro sem precisar se endividar e pagar altas taxas de juros. Afinal, você não estará pegando um empréstimo, apenas antecipando valores que já seriam pagos à empresa.
Para ter acesso às nossas soluções, basta fazer o cadastro em nossa plataforma. Esse processo é rápido e sem burocracia. Em menos de um minuto a análise e seu crédito será feita e seu limite estará disponível.
A partir de então, é só solicitar sua antecipação, enviar suas notas fiscais e aguardar a liberação. Em poucos instantes o valor estará disponível em sua conta. Essa é a opção mais vantajosa para que sua empresa tenha acesso antecipado aos valores a receber.
Além disso, para avaliar quais as melhores condições para sua situação, é possível simular a antecipação. Assim você compreende com clareza o serviço que está acessando, com toda a transparência necessária para garantir as decisões mais acertadas para o negócio.
Você compreendeu quais foram as principais mudanças no mercado financeiro? Elas impactaram esse setor de diferentes formas, permitindo que pessoas e empresas tenham acesso facilitado a soluções financeiras. E os serviços do Adiante Recebíveis são um exemplo dessa realidade.
Quer adiantar seus recebíveis? Então entre em contato conosco e facilite a vida financeira de sua empresa!