O capital de giro é um recurso extremamente necessário para que as empresas mantenham o seu bom funcionamento, mas não é sempre que existe uma reserva de emergência para ser usada nessas situações, e conseguir capital de giro, muitas vezes não um processo tão rápido.
A sua falta pode ocasionar diversos problemas para a empresa, portanto, não há como ficar sem esse recurso, que pode até mesmo levar o negócio a falência. Existem algumas formas de conseguir esse dinheiro de modo rápido, mais para frente, você verá quais são elas e como cada uma funciona.
O que é o capital de giro?
Este dinheiro nada mais é do que o total de recursos necessários para que uma empresa consiga realizar as suas atividades do dia a dia de maneira tranquila. Falando de maneira mais técnica, este recurso é a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante.
Qual é o valor do capital de giro?
O capital de giro, na maioria das vezes, é representado por 50 a 60% do total dos ativos do negócio, necessários para fazer a empresa continuar funcionando e para o seu crescimento.
Como calcular o capital de giro?
Calcular o capital de giro é relativamente simples, primeiro, é necessário entender que este recurso é composto pelo ativo e pelo passivo circulante. O ativo é representado por valores em caixa e aplicações financeiras, por exemplo. O passivo, por sua vez é representado por empréstimos, contas a pagar, entre outros.
A fórmula para realizar o cálculo é a seguinte: CGL (Capital de Giro Líquido) = Ativo Circulante – Passivo Circulante. Se o valor do ativo circulante for maior do que o do passivo, significa que a empresa tem CGL positivo, caso o passivo tenha um valor maior, o CGL está negativo, o que indica a necessidade de obter mais desse recurso.
Por que calcular?
O valor do capital deve ser calculado de maneira frequente, pois saber a real necessidade da empresa, não há como garantir que ela conseguirá manter o seu pleno funcionamento e crescer de modo sustentável.
Como conseguir capital de giro rápido?
Se a empresa não tem uma reserva de emergência, é necessário recorrer a outras alternativas para obter este recurso da forma mais rápida possível, veja abaixo quais são elas:
Antecipação de recebíveis
Esta é uma das melhores, se não a melhor forma de conseguir capital de maneira rápida, o processo funciona da seguinte forma: a empresa procura por uma instituição financeira que ofereça este serviço, a contrata e recebe os recursos que iria receber apenas futuramente. Aqui na Adiante Recebíveis, o adiantamento das duplicatas do seu negócio pode ser feito a qualquer dia e horário e o cadastro é super rápido e seguro. São apenas 15 segundos para análise de crédito e taxa zero na primeira operação, clique aqui para antecipar seus recebíveis agora.
Empréstimo para empresa
Essa é outra forma de conseguir capital de giro, mas um pouco mais arriscas, isso porque empréstimos costumam ter altas taxas de juros. Ainda que o empréstimo para empresa seja específico para ajudar o negócio a obter capital de giro e os juros sejam menores, eles ainda existem, portanto, se esta for a opção escolhida, é necessário ter um ótimo planejamento financeiro.
Financiamento empresarial
O financiamento empresarial nada mais é do que financiar este recurso, então, o processo funciona como como um empréstimo, no qual alguma instituição financeira empresta o dinheiro para a empresa, para que ela o aplique do modo mais adequado para resolver a falta de capital de giro.
Sale & Leaseback
Este é um acordo comercial feito entre um investidor e a empresa que está precisando de capital de giro. O acordo funciona da seguinte forma: a empresa vende o seu imóvel para o investidor ao mesmo tempo em que o coloca para aluguel em contrato com o proprietário.
Conta garantida
Esta é uma modalidade de crédito rotativo, parecida com o cheque especial, mas com taxas de juros melhores. Funciona assim: a empresa que precisa desse recurso oferece à instituição financeira alguma garantia, como por exemplo investimentos, para conseguir o empréstimo. Esta opção pode ser boa, mas é preciso contar com a alta incidência de impostos.
Quais são os problemas encontrados em uma empresa que tem falta de capital de giro?
Como dito anteriormente, este recurso é extremamente necessário para a empresa e a sua falta pode ocasionar diversos problemas, veja abaixo os principais:
Crescimento limitado
Sem capital de giro, a empresa não consegue crescer, já que é necessário contratar mais funcionários, entre outras coisas, e para que isso aconteça é necessário ter este recurso em saldo positivo.
Falha nas operações do dia a dia
Quando este recurso está em falta, não há dinheiro para financiar as operações diárias do dia a dia e a empresa fica sujeita a imprevistos, fazendo com as operações diárias falhem.
Dificuldade para atrair investidores
Sem capital de giro suficiente fica difícil atrair investidores, pois isso indica a eles que as chances de ter um retorno sobre o investimento são extremamente baixas.
Como gerenciar a empresa quando com pouco capital de giro?
Quando não se tem este recurso, não é possível gerenciar a empresa da maneira correta, pois sem este recurso o negócio fica sujeito a diversos imprevistos, portanto, se não há capital de giro, é necessário achar uma forma de conseguir.
O que fazer quando não se tem capital de giro?
Quando não se tem este recurso, a empresa não consegue manter o seu bom funcionamento e não tem chances de crescer, portanto, é necessário verificar qual a melhor forma de obter de giro para o seu negócio e ir atrás disso. Se você quer adiantar seus recebíveis e receber em segundos o que receberia só no futuro, clique aqui.
Precisando de capital de giro?
Este recurso tem em sua composição, coisas como dinheiro, crédito e estoques. Em suma, o capital de giro faz com que a empresa opere em pleno funcionamento, portanto, é extremamente necessário. Se você está precisando, clique aqui, faça o seu cadastro e invista no seu negócio agora mesmo.