A motivação da equipe é uma das maiores responsabilidades do setor de gestão de colaboradores. Você sabe por quê? Esse processo envolve manter o time engajado e comprometido com os objetivos da empresa — o que faz toda a diferença na produtividade.
Para tanto, existem diversas táticas que podem ser empregadas em seu negócio para estimular seus funcionários a entregar o desempenho desejado. Dessa forma, você pode ter ganhos importantes na sua administração do negócio.
Continue a leitura e conheça 6 estratégias de gestão de colaboradores para motivar o grupo!
O que é gestão de colaboradores?
Antes de aprender estratégias para motivar o grupo, você deve saber o que é gestão de colaboradores. Ela engloba técnicas e procedimentos adotados pela empresa para ajudar os trabalhadores a desempenhar suas tarefas com eficiência e alcançar os objetivos organizacionais.
Mas, diferentemente do modelo tradicional, esse tipo de gestão foca em ações que beneficiam os colaboradores. Isso porque o comportamento dos funcionários pode influenciar no sucesso do seu negócio.
Assim, é preciso montar um planejamento estratégico que busque promover o bem-estar dos colaboradores, estimulando o engajamento e a produtividade. Desse modo, é possível alcançar os resultados esperados pela organização.
Para isso, o gestor deve embasar o seu trabalho nos 5 pilares da gestão de colaboradores. São eles:
- comunicação;
- trabalho em equipe;
- competência e conhecimento;
- treinamento e desenvolvimento;
- motivação — tema deste artigo.
Antecipação de recebíveis: como aproveitar para potencializar o crescimento da empresa?
Qual a importância de traçar estratégias para motivar o time?
Agora você já sabe que motivação é um dos pilares da gestão de colaboradores — e o mais importante. Afinal, ela é a força que estimula o colaborador a trabalhar da maneira necessária para alcançar os objetivos da organização.
Na prática, se um funcionário se sente mais motivado, é mais provável que ele se empenhe na realização de suas atividades. Além disso, o profissional costuma exercer suas responsabilidades com maior eficiência, pois busca formas de trabalhar com o mínimo de desperdício de tempo e recursos.
Sem a motivação, a empresa pode experimentar uma queda na produtividade. Para evitar esse cenário, é fundamental buscar estratégias para manter a equipe motivada. Porém, essa é uma tarefa complexa, pois existe uma série de ações motivadoras — e o gestor precisa saber em quais delas focar.
A partir desse conhecimento, a gestão pode atuar de maneira mais estratégica e eficaz. Com isso, há mais chances de motivar a equipe e atingir um nível alto de comprometimento que ajude a potencializar os resultados.
Análise de mercado: conheça seu diferencial e saiba como aproveitá-lo!
Quais são as 6 dicas para incentivar a motivação do grupo?
Como você viu, a motivação dos funcionários é um fator essencial para aumentar a produtividade do time e, consequentemente, melhorar os resultados da empresa. Então vale a pena saber quais são as estratégias mais eficientes para usar com a sua equipe.
Confira uma lista com 6 dicas sobre como motivar o grupo!
1. Compartilhe a missão da empresa
A missão de uma empresa é a razão da sua existência. Ela serve para definir a cultura, os valores e os objetivos fundamentais da organização. Ainda, a missão tem como objetivo comunicar o propósito de um negócio aos seus stakeholders — colaboradores, parceiros, sociedade, sócios, etc.
Assim, ao compartilhar a missão da empresa com os seus funcionários, você garante que eles entendam a intenção por trás do que estimula o seu trabalho. Isso pode ajudá-los a se manterem focados em suas tarefas e motivados a avançar em direção aos objetivos do negócio.
2. Crie um ambiente de trabalho agradável
O local onde os colaboradores atuam também pode influenciar em sua motivação. Se o ambiente é ruim, é provável que eles se sintam desanimados. Isso pode afetar negativamente o seu comprometimento e a sua produtividade.
Por outro lado, um espaço com uma atmosfera agradável gera trabalhadores mais felizes e satisfeitos. Esse sentimento contribui para que a equipe se sinta motivada a participar ativamente na empresa e alcançar os resultados esperados. Então invista na criação de um ambiente positivo.
3. Reconheça e premie o time pelo desempenho
O reconhecimento e a premiação pelo trabalho desempenhado podem despertar um sentimento de dívida no colaborador. Afinal, a obrigação da empresa é apenas pagar o salário — e outros direitos previstos em leis.
Porém, quando há outros benefícios, o profissional se sente motivado a retribuir o que a empresa lhe ofereceu. Por esse motivo, a estratégia ajuda a envolver o grupo no trabalho. Portanto, considere a possibilidade de criar um programa de reconhecimento e premiação na sua empresa.
4. Ofereça oportunidades de crescimento aos funcionários
Quando a empresa oferece oportunidades para que a equipe construa e avance em sua carreira profissional, ela costuma se sentir motivada a cumprir com os objetivos traçados. Então é interessante oferecer um plano de carreira para os funcionários.
Para isso, você deve conhecer os modelos existentes para identificar o que é mais adequado à realidade da sua organização. Além disso, é essencial definir critérios claros para a promoção. Esse direcionamento mostrará aos colaboradores o que devem fazer para crescer no negócio.
5. Forneça treinamentos à equipe de trabalho
A desmotivação pode estar relacionada com a falta de capacitação. Ao executar suas responsabilidades com dificuldade, os colaboradores podem se sentir frustrados. Como resultado, a tendência é que o engajamento no trabalho e a produtividade do profissional diminuam.
Nesse cenário, é fundamental que o gestor identifique os funcionários com baixo rendimento e promova formas de aprendizado para que eles se desenvolvam. Quando os colaboradores alcançam o seu potencial, é possível ter resultados cada vez melhores.
6. Foque na comunicação horizontal
A comunicação horizontal também pode contribuir positivamente para a motivação do grupo. Quando a troca de informações acontece sem hierarquias, é possível estimular o senso de dono nos colaboradores.
Esse sentimento mantém os funcionários engajados, focando no crescimento do negócio. Para estimular a comunicação horizontal, use ferramentas que facilitem o diálogo, valorize a opinião dos colaboradores e tenha conversas abertas com eles.
Com essas 6 dicas de estratégias para motivar o grupo, é possível melhorar a gestão de colaboradores e acelerar os resultados do seu negócio. Por isso, não deixe de implementar essas táticas e aproveite os benefícios proporcionados pela motivação da equipe.
Essas dicas foram úteis para você? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar as novas atualizações — estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube!