A inadimplência é um fantasma que assombra a todo empreendedor. É importantíssimo reduzi-lá e não deixar com que se torne comum, pois pode levar o seu negócio à falência.
Sendo assim, separamos dicas que te auxiliarão a lidar melhor com esse problema, evitando dores de cabeça.
1 – Construa um bom relacionamento com o cliente
Você depende dos clientes para manter a sua empresa ativa. Portanto, ter um bom relacionamento é essencial. Quanto mais proximidade e mais afinidade, as chances de reduzir a inadimplência são maiores.
Lembrando que, além de tudo, consumidores felizes com o seu atendimento tendem a comprar mais e a recomendar a sua empresa para outrem.
2 – Entenda o porquê do atraso
Conhecer o seu cliente é fundamental neste momento. Isso porque o cliente que atrasou uma vez não pode ter o mesmo tratamento do cliente que atrasou quatro.
Procure entender o motivo de cada atraso, muitas vezes houve um esquecimento ou falta de comunicação entre setores. Obter respostas já é um bom caminho para evitar atritos desnecessários!
Qual a diferença entre empréstimo bancário e antecipação de recebíveis?
3 – Tenha um sistema de cobrança eficaz
Crie um departamento específico, ou terceirize as suas cobranças. Saber como abordar, por onde e quando entrar em contato é importantíssimo.
Com uma cobrança bem feita, a chance de você receber é maior.
4 – Comunique sobre o vencimento antecipadamente
Comunicando sobre a data de vencimento, você previne os problemas de esquecimento, além de se aproximar do seu cliente.
5 – Abuse da tecnologia
Envie boletos por e-mail, disponibilize online a emissão de segunda via, dispare lembretes por SMS e, caso tenha autorização, entre em contato por WhatsApp.
6 – Esteja aberto a negociações
Muitas vezes você receberá, sim, mas não o valor total de uma vez só. Portanto, tenha preparada uma “Política de Acordo”, que facilitará a vida da sua empresa na hora de reduzir a inadimplência.
Gostou? Não deixe de conferir os nossos outros artigos!
Antecipe as suas notas fiscais com o Adiante: clique aqui.