Independentemente se a sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte, o crédito empresarial costuma ser necessário para muitos empreendedores. Nesse momento, surge a dúvida de qual é a melhor alternativa para o seu negócio.
Assim, é fundamental conhecer as opções que o mercado oferece para tomar uma decisão mais acertada e de acordo com as suas necessidades financeiras. Para isso, é importante entender como funcionam as linhas de crédito e os impactos que elas trazem para a empresa.
Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura e aprenda como escolher a melhor alternativa de crédito empresarial!
O que é crédito empresarial?
O crédito empresarial pode ser definido como o contrato estabelecido entre a empresa e a instituição financeira para receber determinada quantia de dinheiro. Esse valor deve ser devolvido em um prazo preestabelecido, mediante o pagamento de juros.
Além disso, as instituições financeiras, como bancos e financeiras, têm o direito de conceder ou não o crédito. Para isso, cada uma tem as suas regras e especificidades de concessão, avaliando perfil do cliente e outros critérios específicos.
Outro ponto importante é que a empresa tem direito de pagar o montante devido antes do prazo. Nesse caso, ela tem a vantagem dos juros reduzidos pela antecipação.
Como funciona?
O crédito bancário para empresas é feito apenas para pessoa jurídica e pode ter objetivos diferentes. Entre outras possibilidades, o valor pode ser usado para:
- comprar equipamentos;
- gerar capital de giro;
- realizar melhorias na infraestrutura;
- fazer o pagamento de dívidas;
- adquirir imóveis;
- executar reformas.
No entanto, existem limitações: o montante não pode ser utilizado para fins pessoais. Ainda, as instituições exigem diversos documentos para análise, como CNPJ atualizado, cadastro de sócios, alvará de funcionamento, escrituras de imóveis, balanço patrimonial, entre outros.
Também é possível que seja solicitado o plano de negócios. Nele, a empresa deve apresentar a viabilidade financeira do projeto para o qual o dinheiro será destinado.
Como se organizar para os gastos de final de ano
Quais são os tipos mais comuns de crédito para empresas?
Agora que você sabe o que é e como funciona o crédito empresarial, precisa conhecer os tipos disponíveis no mercado. Confira algumas alternativas que podem ser contratadas:
Crédito com garantia
Nesse caso, a empresa deve apresentar um bem como garantia para a instituição financeira. Isso permite assegurar o pagamento da dívida. Entre as modalidades mais comuns estão os créditos vinculados a veículos ou imóveis.
Como há o oferecimento de uma garantia de pagamento, as chances de inadimplência tendem a ser menores. Assim, as instituições financeiras podem oferecer juros mais baixos em comparação com outras alternativas de crédito, além de prazos mais longos para pagamento.
Financiamentos
No financiamento, o dinheiro é cedido com um objetivo específico e definido em contrato. O valor pode ser utilizado para a compra de equipamentos, veículos ou imóveis, por exemplo. Contudo, as condições de crédito variam conforme o agente financeiro, assim como as taxas de juros.
Em alguns casos, é possível financiar o valor integral do bem, enquanto outros exigem o pagamento de entrada. Esse tipo de empréstimo pode ser contratado por empresas de todos os portes, diretamente em financeiras e bancos especializados.
Cooperativas de crédito
As cooperativas de crédito oferecem empréstimos semelhantes a agentes financeiros comuns. O objetivo é promover o desenvolvimento regional considerando as necessidades da própria comunidade.
Como são organizações sem fins lucrativos, elas possuem isenção de algumas tributações, como PIS (Programa de Integração Social) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). Isso permite que elas ofereçam melhores condições de crédito para as empresas.
Crédito para capital de giro
O crédito para capital de giro visa atender diversas necessidades do fluxo de caixa das empresas. Ele pode ser utilizado para pagamento de fornecedores, colaboradores e aluguéis, por exemplo.
Ao contrário do financiamento, esse tipo de crédito não exige definir a finalidade do empréstimo no momento da solicitação. Em geral, essa alternativa é mais indicada para demandas de curto prazo, pois o tempo médio de parcelamento costuma ser de até 12 meses.
O valor pode ser solicitado diretamente na instituição financeira na qual a empresa tem conta ou em instituições especializadas em crédito empresarial. Em todos os casos, é importante comparar taxas de juros e condições ofertadas.
Crédito, Financiamento e Empréstimo para Pessoa Jurídica
Quais são as desvantagens desse tipo de crédito?
Apesar de permitir que as empresas tenham o dinheiro em mãos, o crédito empresarial tem o problema de gerar um débito. Na prática, a contração da dívida pode fazer com que a companhia corra um risco maior de não conseguir honrar com seus compromissos.
Ao mesmo tempo, empresas que não conseguem pagar as dívidas tendem a precisar cada vez mais de crédito. Em médio ou longo prazo, isso pode levar o negócio à falência. Logo, o crédito deve ser contratado baseado em um bom planejamento financeiro e no controle das contas.
Cabe ressaltar, ainda, que os créditos empresariais têm altas taxas de juros. Eles também podem ter cláusulas não tão atrativas, com multas para quebras de contrato, por exemplo. A alta burocracia é outro ponto de desvantagem.
Por fim, é comum que existam limitações para empresas que estão iniciando o seu relacionamento com a instituição financeira. Nesse caso, elas podem não conseguir os valores pedidos, dificultando a realização dos projetos.
Quais são as alternativas ao crédito empresarial?
Empresas que precisam de crédito podem optar pela antecipação de recebíveis, como as duplicatas. O processo permite antecipar os valores que a companhia tem a receber no futuro para a data presente.
Essa pode ser uma forma interessante de garantir maior fluxo de caixa e evitar o endividamento. Embora a empresa responsável pela antecipação de duplicatas repasse o valor com um pequeno desconto, o processo costuma ser vantajoso.
Além disso, todo o processo de antecipação pode ser feito online. Isso garante mais segurança e praticidade para o seu negócio. Para complementar, vale saber que, comparado aos créditos empresariais, a antecipação é bastante atrativa.
Afinal, nesse caso, a empresa está usando recursos próprios, mas que seriam recebidos no futuro, para financiar seus projetos. Isso faz com que a operação se torne mais barata, além de mitigar o endividamento do negócio.
Como você aprendeu, conhecer as alternativas ao crédito empresarial é importante para evitar se endividar. Lembre-se de que o mercado oferece soluções mais simples, seguras e menos burocráticas para empresas que desejam ter o dinheiro em mãos para investir no seu negócio e quitar obrigações.
Quer saber mais sobre a antecipação de duplicatas? Acesse nosso site e esclareça as suas dúvidas!