Como calcular a alíquota do Simples Nacional?

mãos de uma pessoa mexendo no computador

Navegue por tópicos

O Simples Nacional, é um regime tributário simplificado específico para micro e pequenas empresas, ele facilita a gestão dos tributos e reduz a carga tributária das empresas que se enquadram em seus critérios. A alíquota pode ser calculada com base na atividade econômica da empresa. O cálculo é efetuado a partir do enquadramento da organização em uma das faixas de faturamento estipuladas pelo governo para cada atividade econômica.

O Simples Nacional deve ser calculado pela alíquota efetiva, mais para frente, você verá qual as diferenças dessas alíquotas, mas agora, confira a fórmula para realizar o cálculo da alíquota efetiva:

Alíquota efetiva = (RTB12 X ALÍQ — PD) / RTB12

Cada fator, significa o seguinte:

  • RTB12: receita bruta acumulada nos últimos 12 meses;
  • ALÍQ: a alíquota nominal prevista nos anexos da lei;
  • PD: parcela a deduzir, conforme a lei.

Para calcular o Simples Nacional, é só multiplicar a alíquota efetiva pelo faturamento mensal da sua empresa.

Como calcular a alíquota do Simples Nacional?

Diferença entre alíquota nominal e efetiva

Você sabe qual a diferença entre a alíquota nominal e efetiva do Simples Nacional? Confira abaixo.

A alíquota efetiva é a que deve ser utilizada para calcular o Simples Nacional e a alíquota nominal é o percentual de tributos aplicável sobre a renda da empresa. A alíquota efetiva, por sua vez, considera outros fatores, como a parcela a deduzir, bônus e descontos, então, pode-se dizer que a alíquota efetiva é a taxa efetivamente cobrada da empresa e é calculada a partir da alíquota nominal, considerando os descontos e bônus aplicáveis.

Como calcular o imposto do Simples Nacional?

Para realizar o cálculo do imposto do Simples Nacional, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Calcular a receita bruta da empresa dos últimos 12 meses;
  • Identificar a alíquota e a parcela a ser deduzida;
  • Fazer o cálculo da alíquota efetiva.

Fazendo isso, você chegará ao valor do Simples Nacional a ser pago naquele mês.

Para calcular a receita bruta, basta identificar quanto a empresa faturou nos últimos 12 meses. Já para identificar a alíquota e a parcela a ser deduzida, é necessário consultar o anexo correspondente ao seu setor de atuação e verificar em qual faixa a sua receita se encaixa. Por fim, para calcular a alíquota efetiva, é só aplicar os valores encontrados na fórmula mostrada anteriormente.

Encontrado o valor da alíquota efetiva, será possível identificar o valor a ser cobrado pelo Simples Nacional do mês em questão.

Quais são os melhores indicadores de lucratividade de uma empresa?

Como calcular o Simples Nacional de uma empresa nova?

O cálculo do Simples Nacional é feito com base no faturamento dos últimos 12 meses da empresa, então, como fazer quando a empresa é nova? Neste caso, a receita bruta anual considera será proporcional, portanto, a fórmula utilizada é a mesma, o que muda é a maneira de definir a RBT12, veja abaixo:

  • Empresas no 1º mês de atividade: multiplicar a receita do mês por 12;
  • Empresas com menos de 12 meses de atividade: considerar a média de faturamento de cada mês e multiplicar por 12, assim, temos: (Receitas Acumuladas / Número de Meses Corridos) x 12 = Receita Total.

Como calcular a alíquota do ISS Simples Nacional?

O Imposto Sobre Serviço (ISS) é um tributo municipal cobrado sobre prestação de serviços, a sua base de cálculo é o valor do serviço prestado e a alíquota definida por cada prefeitura, podendo haver variações entre 2% a 5%.

No regime tributário Simples Nacional, o valor do ISS está incluso no DAS e o valor a ser cobrado variará conforme a natureza do serviço prestado.

Então, o cálculo do ISS no Simples Nacional pode ser feito desta forma:

  • Encontrar o valor da receita bruta da empresa dos últimos 12 meses;
  • Multiplicá-lo pela alíquota apontada no Anexo do Simples Nacional correspondente ao seu ramo de atividade;
  • Subtraí-lo pela parcela dedutível, igualmente identificada no mesmo anexo;
  • Dividir o valor encontrado pela receita bruta para chegar à alíquota efetiva;
  • Identificada a alíquota efetiva, é preciso multiplicá-la pelo percentual de ISS mencionado na Tabela de Repartição dos Tributos do mesmo anexo.

O resultado corresponderá a alíquota do ISS do Simples Nacional que incide sobre os serviços prestados pela sua empresa.

Como é feito o cálculo proporcional do Simples Nacional?

O cálculo proporcional do Simples Nacional é feito a partir do valor do faturamento bruto da empresa, calculando os tributos incidentes a partir da alíquota pré-determinada para cada atividade econômica. Os valores totais de cada tributo são multiplicados pela sua alíquota respectiva de maneira proporcional aos meses em que a empresa está enquadrada no Simples Nacional, por isso, é importante estar atento aos pontos abaixo:

Considera-se o início da atividade de uma empresa o momento da sua primeira operação que leva à mudança do seu patrimônio, realizada depois da sua constituição e integração do Capital Social;

Quando a empresa inicia suas atividades no mesmo ano-calendário da opção do Simples Nacional, o limite de faturamento também é calculado de maneira proporcional, considerando o número de meses de exercício e desconsiderando frações;

Nas situações em que o início da atividade é imediatamente anterior ao ano-calendário da opção do regime tributário, é preciso considerar a média aritmética (fórmula) citada anteriormente para cálculo do Simples Nacional.

Como cancelar o registro de Microempreendedor Individual (MEI)?

Precisando de capital de giro?

Está buscando maneiras de aumentar a previsibilidade do fluxo de caixa da sua empresa? Uma boa opção é adiantar seus recebíveis. Com o adiantamento de recebíveis, é possível obter recursos financeiros de modo antecipado, o que garante mais liquidez e segurança para o seu negócio.

A Adiante Recebíveis pode te ajudar nesse processo, não precisa procurar mais! Nós oferecemos soluções personalizadas de adiantamento de recebíveis e adiantando aqui, você conta com diversas vantagens:

  • Cadastro rápido e seguro;
  • Taxa zero na primeira operação;
  • Disponibilidade 24/7;
  • Análise de crédito em apenas 15 segundos.

Clique aqui e adiante seus recebíveis agora mesmo, não deixe para amanhã, o dinheiro que você pode receber hoje.

Navegue por tópicos

Quer saber mais?
Cadastre seu e-mail e receba nossa Newsletter​

Perguntas Frequentes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Picture of Bruna Guehm

Bruna Guehm

Bruna é formada em Jornalismo e trabalha como líder de Inbound Marketing e Conteúdo no Grupo GCB. É sagitáriana, ama viajar e maratonar séries asiáticas.
Picture of Bruna Guehm

Bruna Guehm

Bruna é formada em Jornalismo e trabalha como líder de Inbound Marketing e Conteúdo no Grupo GCB. É sagitáriana, ama viajar e maratonar séries asiáticas.

Esse post foi útil? Avalie:

Média 5 / 5. 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe:

Artigos relacionados

imagem de um homem usando a calculadora

O que é gestão financeira e como funciona?

A gestão financeira é um pilar fundamental na administração de qualquer negócio, desempenhando um papel importante no sucesso e sustentabilidade de longo prazo.  Ela engloba um conjunto de processos como...

Imagem de um homem adicionando uma moeda em um pote de vidro enquanto calcula o capital de giro da empresa.

Capital de giro: o que é, para o que serve e como calcular o seu

Você já se perguntou como as empresas conseguem manter suas operações diárias sem interrupções, mesmo diante das oscilações do mercado e dos desafios financeiros?  Ou como elas enfrentam o cenário...

Mão de uma mulher segurando um recibo de pagamento e fazendo anotações.

Recibo de pagamento: o que é, quando emitir e modelos para usar

Recibo de pagamento é um documento que comprova que uma pessoa ou empresa recebeu o valor da venda de um produto ou serviço. Ele serve, judicialmente, como uma declaração de...

Descubra mais sobre Blog do Adiante | Conteúdos para empreendedores

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading