Search for:

A Antecipação de Recebíveis consiste no recebimento à vista das vendas à prazo. Ou seja, é uma forma de obter Crédito de forma rápida e simplificada com capital próprio, com o dinheiro depositado automaticamente na conta corrente da empresa.

Já o Fluxo de Caixa da empresa corresponde ao controle financeiro das movimentações de entrada e saída de dinheiro, ou seja, os ganhos (receita) e gastos (despesas) do negócio. Sua construção pode ser feita a partir de uma visão diária, semanal ou mensal.

Antecipação de Recebíveis x Fluxo de Caixa:

As duplicatas referentes às vendas da empresa podem ser utilizadas como garantias para realizar a operação de Antecipação. Assim, é possível pagar taxas menores quando comparadas à outras modalidades de crédito, como financiamentos e empréstimos. Como a Antecipação corresponde ao Capital próprio da empresa, não é necessário utilizar recursos de terceiros, evitando endividamentos e comprometimento futuro do próprio Caixa.

Como exemplo, imagine que uma empresa vendeu um produto de R$ 2 mil em 10 parcelas. Dessa forma, a empresa poderia contar apenas com R$ 200 ao mês em relação a essa venda.

Já com a Antecipação, é possível contar com o dinheiro de uma só vez e o empreendimento aumenta seu fluxo de caixa, ainda que temporariamente. Assim, as empresas conseguem honrar compromissos no curto prazo, e ter um fundo emergencial para despesas com imprevistos, aumento da demanda, sazonalidade, aumento do número de clientes, entre outros.

Em termos de negociação com os fornecedores, o pagamento à vista é mais vantajoso, pois é possível conseguir mais descontos, qualidade, benefícios e prioridade nos prazos de entrega. A Antecipação é uma ferramenta eficiente para aumentar o dinheiro em caixa e melhorar o poder de barganha da sua empresa.

Gostou do conteúdo?

Deixe um comentário abaixo!

Precisando melhorar o seu Fluxo de Caixa? Cadastre-se e receba ainda hoje com o Adiante!

NEWSLETTER

Author

Escreva um comentário