A sua nota fiscal foi rejeitada pela nossa plataforma? Confira os 5 principais motivos

mãos de uma pessoa mexendo no computador

Navegue por tópicos

Sabemos que por vezes, mesmo tendo o cadastro aprovado, a nota fiscal pode ser rejeitada ou reprovadas e os motivos não ficam muito claros, por isso resolvemos explicar mais a fundo nesse artigo os principais motivos e como resolvê-los.

O que é uma nota fiscal rejeitada?

Quando você tenta fazer o upload da sua nota fiscal na nossa plataforma e ela é dada como “inválida”, significa que este documento foi rejeitado.

Existem diversos fatores que podem influenciar na rejeição de uma nota, como sua formatação, a falta de algum dado necessário, entre outros. 

No texto abaixo, você encontrará os 5 principais motivos pelos quais a sua nota fiscal pode ter sido rejeitada, junto com a solução para o seu problema!

Motivo 1: Arquivo precisa ser do formato .XML

Caso você tenha recebido esta mensagem ao fazer o upload da sua nota, confirme que o arquivo upado seja um XML, pois só aceitamos notas fiscais neste formato.No entanto, caso o arquivo seja, de fato, um XML, verifique se ele possui todos os dados listados abaixo. 

E não se assuste! Os nomes podem ser difíceis de ser decifrados, pois estão no formato “json”, mas iremos explicá-los para vocês conseguirem identificar os erros!

Existem dois principais fatores que costumam resultar na rejeição da nota fiscal:

nfe.cobr.dup – Este código é referente ao campo “Fatura/Duplicata” e muitos problemas se dão por conta da falta deste campo na nota fiscal. Lá, você precisará informar o número da parcela (mesmo que só tenha uma parcela), o valor da mesma e a data de seu vencimento.

nfe.transp.modFrete – Este é outro campo importante para a nossa análise da nota, pois se refere ao modo do frete, ou seja, se o frete será por conta do emitente, se será retirado, etc. É essencial que esteja preenchido ao menos o campo “frete por conta”.

Precisando de capital de giro para a sua empresa? Conheça o Adiante Recebíveis e antecipe suas notas fiscais!

Outros fatores que influenciam na rejeição da nota, mas são menos comuns de ocorrer, são:

nfeProc, NFe ou infNFe – Este campo precisa ser preenchido, pois está relacionado a verificação na fazenda, chave de acesso, entre outros.

nfe.total.ICMSTot.vNF – Este código significa que o campo do ICMS não foi preenchido. ICMS se refere ao imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação.

nfe.ide.natOp Este código se refere à natureza da operação, ou seja, se foi uma venda de mercadoria, entre outros. Portanto, deve ser preenchido para a sua nota fiscal ser aceita pela nossa plataforma.

nfe.ide.dhSaiEnt , nfe.ide.dhEmi – Estes códigos são referentes a data de saída e entrada e de emissão da nota e precisam ser preenchidos.

nfe.ide.nNF , nfe.ide.mod , nfe.ide.serie , nfe.dest.xNome – Estes campos precisam ser preenchidos, pois se referem a informações gerais da nota, como o número da mesma, sua série, os dados do destinatário, CEP, endereço, entre outros.

Como realizar um fechamento mensal ideal? Confira 5 dicas!

Caso você receba a mensagem informando que o arquivo precisa ser do formato XML e ele já esteja, provavelmente ocorreu um erro na conversão do XML para JSON, o que pode significar que o XML está mal formatado e, neste caso, a solução está em emitir o XML corretamente.

Caso isso não esteja funcionando, entre em contato com o suporte do emissor da nota fiscal!

Motivo 2: Arquivo XML não é uma nota fiscal válida

Caso você receba uma mensagem dizendo que o arquivo XML não é uma NFe válida, é porque nós não conseguimos identificar a tag NFeProc no seu arquivo, localizado na primeira linha do documento.

A nossa recomendação para que este problema seja solucionado é para que você entre em contato com o seu emissor de nota para resolver esta questão.

Motivo 3: Nota fiscal fornecida não possui todos os dados necessários

Caso você receba a mensagem acima, a sua nota fiscal foi rejeitada devido ao fato de que nós não conseguimos identificar nenhuma informação localizada nos campos de emitente ou sacado

Portanto, nossa sugestão é que você verifique se a sua NFe apresenta todos os dados necessários em seus devidos campos.

Por que a minha nota foi reprovada pela plataforma do Adiante Recebíveis?

Motivo 4: Nota fiscal já é cadastrada no sistema

Esta mensagem significa que ela já está cadastrada no nosso sistema. 

Caso este seja o seu caso, verifique na sua carteira se esta nota que você está tentando utilizar já não foi enviada para a nossa plataforma!

Motivo 5: Erro ao obter todos os dados necessários. Tente novamente em instantes

Esta mensagem aparecerá para você caso ocorra um erro na consulta dos seus dados, portanto, sugerimos que você aguarde alguns minutos e tente novamente mais tarde.

Além desses motivos, existem alguns outros fatores que podem ter resultado na rejeição ou reprovação da sua nota.

Confira quais são eles na matéria “Por que as minhas notas foram rejeitadas?

Esperamos ter te ajudado!

Se mesmo com estas explicações o seu problema persistir, sugerimos que entre em contato com o  nosso suporte através do nosso email atendimento@adiantesa.com ou no número de telefone (11)4420-4620 para entender melhor sobre a sua situação e tentar solucionar o seu problema.

Mantenha-se sempre atualizado no nosso blog, pois sempre divulgamos novidades sobre o Adiante Recebíveis por aqui, além de diversos textos que podem te ajudar a gerenciar o seu negócio e alavancar a sua empresa!

Navegue por tópicos

Quer saber mais?
Cadastre seu e-mail e receba nossa Newsletter​

Perguntas Frequentes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Picture of Bruna Guehm

Bruna Guehm

Bruna é formada em Jornalismo e trabalha como líder de Inbound Marketing e Conteúdo no Grupo GCB. É sagitáriana, ama viajar e maratonar séries asiáticas.
Picture of Bruna Guehm

Bruna Guehm

Bruna é formada em Jornalismo e trabalha como líder de Inbound Marketing e Conteúdo no Grupo GCB. É sagitáriana, ama viajar e maratonar séries asiáticas.

Esse post foi útil? Avalie:

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe:

Artigos relacionados

imagem de um homem usando a calculadora

O que é gestão financeira e como funciona?

A gestão financeira é um pilar fundamental na administração de qualquer negócio, desempenhando um papel importante no sucesso e sustentabilidade de longo prazo.  Ela engloba um conjunto de processos como...

Imagem de um homem adicionando uma moeda em um pote de vidro enquanto calcula o capital de giro da empresa.

Capital de giro: o que é, para o que serve e como calcular o seu

Você já se perguntou como as empresas conseguem manter suas operações diárias sem interrupções, mesmo diante das oscilações do mercado e dos desafios financeiros?  Ou como elas enfrentam o cenário...

Mão de uma mulher segurando um recibo de pagamento e fazendo anotações.

Recibo de pagamento: o que é, quando emitir e modelos para usar

Recibo de pagamento é um documento que comprova que uma pessoa ou empresa recebeu o valor da venda de um produto ou serviço. Ele serve, judicialmente, como uma declaração de...

Descubra mais sobre Blog do Adiante | Conteúdos para empreendedores

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading