A antecipação de recebíveis pode manter o fluxo de caixa girando, tanto para uma empresa no vermelho quanto para organizações que não estão enfrentando problemas de natureza financeira.
O cenário de incerteza é frequente e costuma ser uma preocupação para grande parte dos empreendedores. Além disso, é preciso lidar com as incertezas inerentes ao mercado e a possibilidade de inadimplência na hora de receber os pagamentos por parte dos clientes ou compradores.
A boa notícia é que você pode contar com a modalidade de antecipação de recebíveis, evitando a falta de capital de giro. Quer saber mais? Então continue a leitura e entenda por que antecipar recebíveis pode ser uma escolha interessante.
Vamos lá?
O que é antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis é uma modalidade financeira que permite à pessoa jurídica receber os valores de vendas que seriam pagas somente no futuro.
Por exemplo, considere uma empresa que faz uma venda no valor de R$ 16.000,00 parcelado em 4 vezes. Nessa transação, o negócio receberia o valor também em parcelas, ao longo de 4 meses. Porém, existem formas de antecipar o recebimento para lidar com compromissos atuais.
Ainda, mesmo que a empresa tenha capital de giro suficiente para arcar com as despesas do mês, a antecipação pode ser vantajosa. Afinal, ao receber o valor da venda de R$ 16.000,00, é possível investir o montante que só estaria disponível no futuro.
Dessa forma, o empreendimento terá chances de multiplicar os seus ganhos. Isso porque o valor antecipado pode ser usado, por exemplo, para aproveitar melhor as oportunidades do momento. Interessante, não é?
Como funciona a antecipação de recebíveis?
Agora que você já sabe o que é uma antecipação de recebíveis, provavelmente está se perguntando como funciona a operação, certo? A dinâmica é muito simples. Para começar, é feito um cadastro seguido da análise da operação.
Se ele for aprovado, é enviada uma proposta para a empresa. Após ela ser aceita, em pouco tempo o dinheiro é disponibilizado na conta da pessoa jurídica, com um pequeno deságio.
De acordo com as datas dos vencimentos das parcelas da venda realizada, a empresa que antecipou o valor emite boletos para a sua empresa. Assim, você (cedente) fica responsável por realizar a cobrança do seu cliente. Caso o cliente não pague, é ele quem se torna inadimplente.
Por que a antecipação de recebíveis em FIDCs pode não ser vantajosa?
Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?
Conseguiu perceber como é fácil realizar a antecipação dos pagamentos? A operação pode ser feita digitalmente e envolve pouca burocracia. Mas as vantagens não param por aí.
Além da possibilidade de utilizar o dinheiro da antecipação em investimentos, conforme você conferiu no exemplo anterior, há outros benefícios que a antecipação pode trazer.
Confira mais alguns deles!
Evita endividamento bancário
É comum que uma empresa no vermelho busque empréstimos bancários para suprir a falta de capital de giro. Também pode ser necessário obter crédito para cumprir com os pagamentos de fornecedores, funcionários etc.
Por outro lado, empresas com a saúde financeira em dia também podem precisar de empréstimos. Eles são utilizados, por exemplo, para realizar melhorias, arcar com uma despesa inesperada ou expandir o negócio.
Em ambas as situações, existe o risco de que o crédito se converta em uma dívida. Afinal, os empréstimos bancários geralmente possuem altas taxas, além da incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Considerando esses detalhes, a antecipação de recebíveis pode ser uma escolha mais atrativa. Afinal, não há IOF, as taxas são mais baixas que nos empréstimos e o processo não gera endividamento. Na prática, você está apenas antecipando valores que já são da sua empresa.
7 Formas de conseguir recursos financeiros para a sua empresa!
Aumento no capital de giro
Como você viu, a antecipação permite aumentar o capital de giro por meio da disponibilização de um valor que seria recebido somente depois de alguns meses. Isso permite que a empresa realize investimentos e aproveite oportunidades de multiplicar os lucros.
Também é possível fazer melhorias nos processos do negócio, aumentando a produtividade e as vendas. Outra possibilidade é usar o dinheiro para negociar matérias-primas e produtos mais baratos para reforçar o estoque.
Dessa forma, a empresa pode usar o dinheiro proveniente da antecipação de maneiras que não seriam possíveis caso tivesse que esperar cada um dos recebimentos futuros.
Possibilita novos negócios
A possibilidade de adquirir produtos e serviços por meio de pagamentos parcelados costuma atrair clientes e alavancar as vendas.
Porém, muitos empreendedores não oferecem esse tipo de pagamento, justamente porque receber parcelado pode comprometer o fluxo de caixa. A situação é ainda mais complexa quando se trata de empresas que estão começando no mercado.
Novamente, a antecipação de recebíveis aparece como uma solução. Ao mesmo tempo que as empresas recebem o valor das vendas parceladas de uma só vez, os clientes podem continuar pagando em parcelas.
Aqui, a vantagem aparece na possibilidade de fazer novos negócios. Nesse caso, a empresa também consegue ampliar a competitividade, podendo se destacar diante de concorrentes que não oferecem pagamentos fracionados ou que não oferecem condições vantajosas nos parcelamentos.
Oferece agilidade na contratação
Por fim, antecipar os recebíveis costuma ser uma operação rápida e ágil. Inclusive, a contratação é feita online, sem necessidade de enfrentar longas filas ou processos burocráticos — como costuma acontecer em bancos.
Quem é gestor e empreendedor sabe da importância de otimizar a rotina e de poder contar com facilidades digitais, não é mesmo? E nada como poder antecipar seus recebíveis de forma simples, autônoma e livre de burocracia!
Vale mencionar também a segurança do empreendedor em relação à disponibilidade do processo. Assim, há a certeza de sempre poder contratar um serviço de acordo com as suas necessidades e projetos.
Como você aprendeu, a operação de antecipação de recebíveis é democrática e não se limita somente à empresa no vermelho. Seja para reforçar o fluxo de caixa, investir ou realizar melhorias, vale considerar esse mecanismo na sua gestão financeira!
Gostou deste conteúdo? Aproveite para deixar sua opinião ou dúvida nos comentários!